11/04/2022 às 14h16min - Atualizada em 11/04/2022 às 14h16min

Por descumprimento de requisitos, Mossoró perde duas equipes de Estratégia de Saúde da Familia

Portaria com o descredenciamento foi publicado no Diário Oficial da União

Em portaria publicada na edição do dia 07 de abril do Diário Oficial da União, Mossoró (RN) consta na lista dos municípios com descredenciamento e cancelamento de homologação de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). No total, a cidade perde duas equipes multidisciplinares que prestam assistência à população dos bairros. 


A medida, segundo o ministério, ocorre em descumprimento aos requisitos estabelecidos. Com isso, é suspensa a transferência de recursos federais para custeio das atividades prestadas pelos profissionais que integram a ESF.  Os requisitos obrigatórios incluem prestação de contas mensal das atividades realizadas. 


Mossoró contava com 80 equipes e agora permanece com 78. A determinação impacta diretamente na cobertura de saúde ofertada. 


A ESF é composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal. 


Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.


Além de Mossoró, Natal também sofreu descredenciamento de equipes da Saúde Bucal. 




Acesse aqui a portaria: 


https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-776-de-7-de-abril-de-2022-392288465





Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp