08/04/2022 às 19h24min - Atualizada em 09/04/2022 às 00h01min

Pacientes com sequelas causadas pelo câncer de cabeça e pescoço recebem próteses em ação no RN

Oito pessoas no estado serão beneficiadas, de forma gratuita, com próteses nasal, oculopalpebral e pavilhão auricular.

G1
https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/04/08/pacientes-com-sequelas-causadas-pelo-cancer-de-cabeca-e-pescoco-recebem-proteses-em-acao-no-rn.ghtml

Oito pessoas no estado serão beneficiadas, de forma gratuita, com próteses nasal, oculopalpebral e pavilhão auricular. Cirurgia para colocação de implante
Guilherme Abicair
Uma ação do Instituto Mais Identidade está beneficiando pacientes do Rio Grande do Norte com a doação de próteses de alta tecnologia para implantação em pessoas que tiveram sequelas na luta contra o câncer de cabeça e pescoço.
Ao todo, oito próteses foram doadas pelo instituto paulista.
As próteses foram criadas sob medida para os pacientes potiguares. Elas se dividem entre os tipos: nasal, oculopalpebral e pavilhão auricular.
Os pacientes no estado foram selecionados no segundo semestre de 2021, quando a equipe do Instituto esteve na capital potiguar. Nesse período, a equipe médica atuou fotografando, colhendo dados, além de realizar cirurgias para adaptação das próteses.
Após o procedimento cirúrgico, são necessários três meses, no mínimo, de recuperação do paciente para que aplicação da nova prótese seja realizada.
“Nossa missão é reintegrar socialmente essas pessoas que ficaram com sequelas depois do tratamento do câncer de cabeça e pescoço, permitindo uma nova vida”, explicou o médico Luciano Dib, coordenador geral do Instituto Mais Identidade.
Os casos de câncer de boca e face no Brasil acometem mais de 20 mil pessoas por ano e as sequelas geram um número alto de pacientes com graves desfigurações.
Médicos Luís Eduardo Barbalho e Luciano Dib, cirurgiões de cabeça e pescoço
Guilherme Abicair
O dano de partes da região facial, como olhos, orelhas e nariz são mais comuns do que se pode imaginar e provocam muitos obstáculos para uma vida normal, também em relação a autoestima e a interação social.
Em Natal, o trabalho tem sido realizado em parceria com o médico Luís Eduardo Barbalho, cirurgião de cabeça e pescoço e parceiro do Instituto no Rio Grande do Norte.
Melhora para pacientes
A pedagoga Ingridy Farias, de 37 anos, é uma das pessoas beneficiadas com a implantação das próteses. Ela foi diagnosticada com câncer aos 18 anos e teve a área de um dos olhos afetada, sofrendo sequelas.
Médico Luciano Dib ao lado da paciente Ingryd em Natal
Guilherme Abicair
"Assim que finalizei o tratamento contra o câncer, usei um curativo para camuflar aquela sequela. Em 2005, tive a felicidade de receber uma prótese proveniente de uma outra ação", explicou.
"Agora receberei uma nova prótese, com tecnologia avançada, através do Instituto Mais Identidade. Estou muito feliz, pois a anterior já estava fora da sua vida útil”.
No Rio Grande do Norte não existe um programa público na área. Essa parceria, portanto, abre novas perspectivas, visto que a incidência do câncer de pele, que acarreta desfigurações, é prevalente em nosso estado.
LEIA TAMBÉM
RN é o terceiro estado com mais casos de câncer de pele do Nordeste; saiba como prevenir
“Mediante essa parceria, o intuito é desenvolvermos um trabalho em escala no Rio Grande do Norte. Hoje temos em torno de 80 pessoas em fila aguardando qualquer tipo de reabilitação nesse aspecto”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço, Luís Eduardo Barbalho.
Instituto Mais Identidade
Criado em 2015, o Instituto Mais Identidade é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cujo principal objetivo é promover a recuperação estético-funcional e a reintegração social, por meio da reabilitação bucomaxilofacial. O trabalho é feito de forma gratuita.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/04/08/pacientes-com-sequelas-causadas-pelo-cancer-de-cabeca-e-pescoco-recebem-proteses-em-acao-no-rn.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp