04/04/2022 às 15h24min - Atualizada em 04/04/2022 às 16h10min

Dia Internacional do Livro Infantil: conheça a nova obra em prol da causa do câncer infantojuvenil

Escritora Isa Colli escreveu o livro infantil “Tulipa Glória e sua amiga Vitória”, com o objetivo de conscientizar sobre o câncer nas escolas e terá parte da sua renda revertida para o Instituto Ronald McDonald

SALA DA NOTÍCIA Paula Granha Fiuza
O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado em 2 de abril, e busca celebrar a literatura infantil com foco no incentivo e conscientização da importância do gênero literário para a formação de novos leitores. Pensando em expandir o conhecimento e a prevenção do câncer infantojuvenil para crianças e educadores, a escritora Isa Colli lançou, em parceria com o Instituto Ronald McDonald, a obra literária “Tulipa Glória e sua amiga vitória”, que terá parte da sua renda revertida para a organização sem fins lucrativos em prol da causa.
“Eu sempre fui sensível à causa, mas depois da minha história pessoal com a doença, passei a estar mais atenta ao assunto e mais consciente da necessidade de apoio, carinho e suporte emocional e financeiro que essas pessoas tanto necessitam. Entendi que precisava dedicar parte do meu trabalho a essa causa tão nobre. E assim tenho feito. Espero que o livro Tulipa ajude a transformar vidas. Eu queria ser mágica para apagar todo tipo de sofrimento das crianças”, afirma Isa Colli.
Hoje, o câncer infantojuvenil ainda é a doença que mais mata na faixa etária de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, com o surgimento de um novo caso a cada hora no Brasil. A realidade de crianças com câncer ainda é assustadora, mas falar de temas dolorosos com elas pode ser menos complicado se a conversa seguir pelo caminho lúdico.
E assim foi construído o livro, que aborda de forma didática a história de amizade entre a sementinha Glória e a menina Vitória, que está em tratamento contra a leucemia. O título infantil trata de forma mais leve e lúdica a situação vivida pelos pacientes infantis que convivem com a doença.
A parceria é resultado do convite feito pelo casal Francisco Neves, Superintendente do Instituto Ronald McDonald, e Sonia Neves, Presidente Voluntária da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro, à escritora Isa Colli. “Eu e Sônia iniciamos nossa jornada na causa do câncer com a trajetória do nosso filho mais novo, Marquinhos, de apenas 8 anos, diagnosticado com Leucemia Linfóide Aguda em 1983. Infelizmente nosso filho não resistiu ao tratamento, mas seu legado nos impulsionou a lutar pela causa para que famílias brasileiras tenham acessibilidade e condições de tratamento e auxílio. O tema do diagnóstico precoce é fundamental para o aumento de chances de cura, e uma das linhas de atuação do Instituto Ronald McDonald. Iniciativas como essa fazem a diferença na vida de tantas famílias que sonham com o futuro dos seus filhos, e nos mostram que juntos somos mais fortes e podemos ir ainda mais longe.”, afirma Francisco Neves.
“Eu admiro muito o Chico e a Sonia, que transformaram a dor da perda de um filho em algo maior... Poder contribuir com o Instituto Ronald é para mim uma honra e uma missão de vida”, comenta Isa Colli.
Para adquirir o livro, basta acessar o link: www.collibooks.com/tulipa-gloria-e-sua-amiga-vitoria/
Em 23 anos de história, o Instituto Ronald McDonald já investiu mais de R$360 milhões e conseguiu mudar a vida de milhares de famílias que lutam pelas vidas de seus filhos.
A organização apoiou 1.676 projetos de 108 instituições beneficiadas em mais de 21 estados e Distrito Federal contemplados. Além disso, por meio do Programa Diagnóstico Precoce, uma das frentes de atuação da organização, já foram mais de 28 mil profissionais e estudantes da área de saúde capacitados sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Para saber mais sobre o trabalho do Instituto Ronald McDonald, acesse: www.institutoronald.org.br/


Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald (IRM) há quase 23 anos atua para propiciar saúde e qualidade de vida de crianças e jovens e aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo a estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, a capacita profissionais de saúde para realizarem o diagnóstico precoce, incentiva a adesão a protocolos clínicos e promove disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonaldHouseCharities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp