01/04/2022 às 14h22min - Atualizada em 03/04/2022 às 00h00min

Governo do Rio deixa de atualizar dados da covid-19 aos fins de semana

\"A mudança não vai impactar nos dados epidemiológicos do estado uma vez que, para análise dos cenários, são utilizados os registros por data de ocorrência\", informa, em nota, a Secretaria de Saúde do estado.

SALA DA NOTÍCIA Agência Brasil
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-04/governo-do-rio-deixa-de-atualizar-dados-da-covid-19-aos-fins-de-semana

Com a queda dos indicadores epidemiológicos referentes à pandemia de covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) anunciou que não irá mais atualizar os dados aos fins de semana e feriados. Os números de casos e óbitos e as taxas ocupação de ocupação de leitos serão divulgados apenas de segunda a sexta-feira. Assim, os registros do sábado, do domingo e dos feriados entrarão nas informações públicas sempre no dia útil subsequente.



Os dados referentes à doença podem ser acessados no painel virtual mantido pela SES-RJ. De acordo com o consolidado da terceira semana de março, o número de internações caiu 68,33% e os óbitos reduziram 68,23%. Nos últimos dias, de cada 100 testes realizados em unidades de saúde do estado, apenas dois davam positivos.



Em nota, a SES-RJ afirma que, além da queda sustentada dos indicadores, um estudo realizado pelo seu Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde apontou que o fluxo de dados comunicados pelos 92 municípios do estado é maior às quartas e quintas-feiras. Segundo o órgão, essa observação sobre a rotina semanal nas prefeituras reforça a decisão da equipe técnica em relação à atualização dos dados de segunda a sexta-feira, como já acontece com outras doenças.



"O maior volume de dados é inserido no sistema durante a semana e em menor proporção aos finais de semana. A mudança não vai impactar nos dados epidemiológicos do estado, uma vez que para análise dos cenários são utilizados os registros por data de ocorrência", acrescenta a nota. 




Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp