01/04/2022 às 18h52min - Atualizada em 02/04/2022 às 00h01min

Grêmio da Rampa inaugura espaço com shows e exposição em Natal; confira programação

Inauguração acontece neste sábado (2) a partir das 15h com a concentração do Grupo Folia de Rua Potiguar. Haverá ainda curso gratuito de fotografia com celulares.

G1
https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/04/01/gremio-da-rampa-inaugura-espaco-com-shows-e-exposicao-em-natal-confira-programacao.ghtml

Inauguração acontece neste sábado (2) a partir das 15h com a concentração do Grupo Folia de Rua Potiguar. Haverá ainda curso gratuito de fotografia com celulares. Rampa vai ser inaugurada com programação cultural
Henrique José
O Grêmio da Rampa vai ser inaugurado com uma programação cultural, artística e educacional no próximo sábado em Santos Reis, na Zona Leste de Natal (veja mais abaixo a programação completa).
O local é o antigo Grêmio Beneficente dos Pescadores.
Toda a programação é gratuita e o Grêmio da Rampa fica localizado na Rua João Carlos, 312, em Santos Reis.
A iniciativa visa integrar o projeto de ocupação artística do Complexo Cultural Rampa com os moradores dos bairros do entorno.
Programação
A programação no sábado (2) começa às 15h, com a concentração do Grupo Folia de Rua Potiguar na praça da Igreja de Santos Reis. Às 16h, o grupo percorre em cortejo as ruas do bairro até o Grêmio da Rampa.
Após isso, está programada uma apresentação da bateria "Verde e Rosa", da Escola de Samba Balanço do Morro. Às 19h30 é a vez do Grupo D’Mestre, com samba de mesa, entrar em cena.
“Dentro do conceito museu-paisagem, precisamos considerar todo o território. E isso deve acontecer antes mesmo da inauguração do espaço, com intuito de envolver os moradores do entorno e também despertar neles o sentimento de pertencimento" explicou Gustavo Wanderley, um dos curadores do projeto Rampa - arte museu paisagem.
"Além disso, há a possibilidade da produção de artesanato, mobiliário e artefatos que poderão ser vendidos no Complexo, gerando renda para as comunidades”.
Na abertura, o espaço vai contar ainda com a vernissage da exposição "Ribeilinhas (Ribeira em Linhas)", do fotógrafo Henrique José, do Mercado da Foto.
O ensaio reúne imagens sobre Natal e a Ribeira, registradas ao longo de 10 anos pelo artista e transitam entre a fotografia de rua e a fotografia contemplativa.
“Com esse fazer, entendi que a riqueza mora nos detalhes. Por isso, considerei a inclusão das cores e suas combinações tonais. Na composição, trabalhei as linhas e formas geométricas como elementos de uma brincadeira visual, que provoca uma parada para perceber a realidade recortada, fragmentada, um clique no tempo e no espaço da cidade, capturado em seu tecido arquitetônico", falou Henrique.
A exposição Ribeilinhas fica em cartaz no espaço até o dia 22 de abril, com visitação das 14h às 17h.
"Outro aspecto que realço nas imagens é o registro e a passagem do tempo, inerente ao fazer fotográfico. Busco nas imagens trazer estas marcas deixadas na arquitetura da Ribeira, remetendo à constante mudança e à luta permanente entre a memória e o esquecimento”.
Oficina gratuita de fotografia com o celular
O Grêmio da Rampa também vai receber entre os dias 11 e 27 de abril a oficina “Fotografia com o celular”, que será ministrada pelo próprio fotógrafo Henrique José. O curso tem duração de 30 horas e é voltado para pessoas a partir dos 12 anos, moradores dos bairros de Santos Reis, Rocas e Ribeira.
Mais do que técnicas, o curso quer trabalhar com metodologias participativas sobre um contexto socioterritorial dos participantes a partir de duas provocações: "Que lugar lhe faz sorrir?" e "Que lugar lhe faz sonhar".
O período de inscrição para a oficina de fotografia será de 04 à 08 de abril, das 14h às 17h, presencialmente no Grêmio da Rampa. A oficina é gratuita.
Complexo Cultural da Rampa
O Complexo Cultural Rampa é um equipamento do Governo do Estado do RN. O projeto de ocupação artística do espaço, Rampa - arte museu paisagem está sob responsabilidade da Casa da Ribeira.
Serviço
Inauguração do Grêmio da Rampa
Sábado, 2 de abril. Rua João Carlos, 312, Santos Reis. Entrada gratuita.
Programação completa
15h - Concentração do Grupo Folia de Rua Potiguar na praça da igreja de Santos Reis
16h - Cortejo do Grupo Folia de Rua Potiguar pelas ruas do bairro de Santos Reis, até o Grêmio da Rampa
17h30 - Apresentação da Bateria "Verde e Rosa" da Escola de Samba Balanço do Morro
19h30 - Apresentação do Grupo D" Mestre - mesa de samba
Oficina "Fotografia com o celular"
De 11 e 22 de abril. Inscrições gratuitas de 04 à 8 de abril, das 14h às 17h, presencialmente no Grêmio da Rampa.
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Fonte: https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/04/01/gremio-da-rampa-inaugura-espaco-com-shows-e-exposicao-em-natal-confira-programacao.ghtml
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp