01/04/2022 às 13h44min - Atualizada em 01/04/2022 às 13h44min

Em resposta ao STF, Pernambuco diz que Constituição garante que Fernando de Noronha pertence ao estado

Na ação são apresentados os argumentos que já foram aceitos pela Justiça Federal em Pernambuco, que segundo o governo local demonstram a inconstitucionalidade do pedido da Advocacia-Geral da União (AGU)

O Governo de Pernambuco, por meio da Procuradoria-Geral do Estado, encaminhou, ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma manifestação em resposta à ação apresentada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) que solicita a federalização do território de Fernando de Noronha.

Na ação são apresentados os argumentos que já foram aceitos pela Justiça Federal em Pernambuco, que segundo o governo local demonstram a inconstitucionalidade do pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

Em argumentação, o Executivo pernambucano explica que a Constituição Federal determina que todas as ilhas oceânicas são de propriedade da União, com exceção do arquipélago Fernando de Noronha, que foi reincorporado à unidade federativa. Um documento que detalha o assunto será utilizado pelo governador Paulo Câmara (PSB) em reunião com o ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso no STF.

A AGU, por sua vez, alega que Pernambuco “vem descumprindo os termos do contrato e embaraçando a atuação da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União e de órgãos ambientais federais na gestão da área”.

“O estado de Pernambuco, ao ignorar completamente o Contrato de Cessão de Uso celebrado com a União e o próprio mandamento constante do art. 20 da Constituição da República, vem não só desrespeitando a legislação de regência a respeito da gestão de Fernando de Noronha, como também vem impedindo a atuação constitucional do ente central para preservação daquela área”, afirma a AGU no pedido.

A AGU ainda solicita que seja declarado que “o domínio sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha é de titularidade integral da União” e que o STF determine “ao Estado de Pernambuco o imediato cumprimento do inteiro teor do Contrato de Cessão de Uso em Condições Especiais da Ilha de Fernando de Noronha”.

Segundo o órgão, o território já pertence à União e a ação tem como objetivo que o STF declare a titularidade. Pernambuco, porém, alega que Fernando de Noronha pertence ao estado.

Com informações da CNN Brasil



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp