27/09/2023 às 07h38min - Atualizada em 27/09/2023 às 07h38min

PERFIL ACADÊMICO

Conheça os futuros profissionais do nosso sistema de justiça

Davy Dias da Silva

Bem-vindos à coluna "Perfil Acadêmico", o espaço onde apresentaremos aos leitores os futuros profissionais do nosso sistema de justiça. Nessa coluna, traremos entrevistas exclusivas com discentes das nossas universidades.

 

Através dessas entrevistas, conheceremos a história, as experiências e as perspectivas desses estudantes que decidiram abraçar as carreiras jurídicas.

 

Hoje, teremos o prazer de entrevistar Davy Dias da Silva, estudante do 10º período do curso de Direito da Faculdade Católica do RN. 

 

Com certeza, teremos muito o que aprender e descobrir nessa conversa.

 

Vamos à entrevista...

DDAcredito que minha decisão de estudar Direito se originou de um desejo de infância que por muito tempo guardei em meu coração e mente. Na minha perspectiva, o Direito é uma poderosa ferramenta para promover a justiça e garantir os direitos sociais da população que se encontra em grupos vulneráveis.

DDMeus principais objetivos acadêmicos ao longo da minha graduação são adquirir conhecimento, não apenas teórico, mas também experiencial. Pretendo ir além dos limites da faculdade, pois, ao concluir a graduação, o mundo não apresenta apenas desafios relacionados ao Direito, mas também uma ampla gama de questões sociais que abrangem diversos contextos e parâmetros, que consequentemente se ligarão ao Direito.

 

DD - Atualmente, encontrando-me no 10º período, optei por concentrar meus estudos no campo do Direito do Trabalho durante minha graduação. Tenho um interesse particular nessa área, uma vez que, na maioria das vezes, os trabalhadores são uma parte sensível e vulnerável na relação de emprego. Portanto, acredito que tanto o legislador, quanto o Poder Judiciário e os Advogados devem estar atentos à vulnerabilidade que pode afetar um trabalhador, o que torna essa área específica especialmente cativante para mim.

 

DD - No ano de 2020, participei ativamente durante seis meses do Projeto de Extensão "Educação Fiscal e Controle dos Gastos Públicos" (EDUFISCON). Atualmente, sou membro de dois grupos de extensão, sendo um deles o "Galeria Jurídica: Abordagens Jurídicas sob a Perspectiva da Arte" e o outro o "Direito na Comunidade". Além disso, desempenhei a função de monitor em dois períodos na disciplina de Direito do Trabalho e durante um período como monitor na disciplina de Direito Processual do Trabalho. Ademais, sou um dos coordenadores da equipe de Logística do Congresso Nacional de Ciência e Educação (CONCED), promovido pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte (FCRN) e também coordeno a equipe de Logística e TI da Semana Jurídica da FCRN.

DDAcredito que as experiências que mais me marcaram, não apenas como aluno de Direito, mas também como ser humano, foram proporcionadas pelo Projeto de Extensão "Direito na Comunidade". Através deste projeto, tive a oportunidade de ir às comunidades de Mossoró e prestar assistência jurídica a pessoas em situações de vulnerabilidade. Acredito que, por meio desse projeto, consegui romper várias barreiras e expandir minha compreensão, o que impactou positivamente minha abordagem e manejo sobre a visão a prática do Direito.

DDEstando no meu último período da graduação em Direito, minhas expectativas são extremamente positivas, uma vez que todas as metas de curto a médio prazo que estabeleci estão se concretizando, como por exemplo consegui a efetivação no local onde desempenhei minhas funções como estagiário, o que foi um passo importante em minha trajetória profissional. Além disso, com a conclusão da graduação, estou planejando iniciar uma pós-graduação em Direito do Trabalho, seguida de um mestrado e, eventualmente, um doutorado na minha área de interesse.

DDMinhas principais habilidades e características que acredito que serão importante para minha atuação profissional, são: ótima comunicação interpessoal, organização, resolução de problemas/atividades e sensibilidade/empatia com o próximo.

DDTenho o desejo de me tornar um disseminador de conhecimento, não apenas para os estudantes de graduação em Direito, mas para ser capaz de compartilhar o saber de uma forma acessível, de modo que o maior número possível de pessoas possa compreender seus direitos e deveres. Na minha visão, o conhecimento só tem valor quando é compartilhado e aplicado em benefício da sociedade como um todo.

DD
Acredito que uma das ferramentas mais eficazes que utilizo para me manter organizado é a minha agenda. Nela, subdivido minhas tarefas e necessidades diárias e semanais, o que me permite lidar com a grande maioria das pressões acadêmicas e desafios de forma eficiente. Estar organizado significa que, mesmo quando surgem imprevistos, a probabilidade de resolvê-los é maior, uma vez que as demais demandas já foram cuidadosamente planejadas e atendidas.

Davy Dias da Silva
E-mail: [email protected]


O Portal Jurídico agradece sinceramente ao entrevistado por compartilhar suas experiências e perspectivas conosco. Foi uma entrevista inspiradora e enriquecedora, que certamente irá contribuir para o conhecimento e reflexão de nossos leitores.

Desejamos ao entrevistado sucesso em sua carreira acadêmica e profissional. Que seus esforços e dedicação sejam recompensados, permitindo-lhe alcançar seus objetivos e contribuir de forma significativa para a área jurídica e para a sociedade.

Agradecemos novamente por sua participação e desejamos a você um futuro brilhante e promissor. Estamos aqui para apoiá-lo em sua jornada e acompanhar seus sucessos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp