Bem-vindos à coluna "Perfil Acadêmico", o espaço onde apresentaremos aos leitores os futuros profissionais do nosso sistema de justiça. Nessa coluna, traremos entrevistas exclusivas com discentes das nossas universidades.
Através dessas entrevistas, conheceremos a história, as experiências e as perspectivas desses estudantes que decidiram abraçar as carreiras jurídicas.
Hoje, teremos o prazer de entrevistar Nayla de Freitas Fernandes, estudante do curso de Direito da Faculdade Católica do RN.
Com certeza, teremos muito o que aprender e descobrir nessa conversa.
Vamos à entrevista...
NF - Ao longo do período escolar, tive o privilégio de contar com o apoio e o incentivo incondicional da minha mãe. Ela sempre enxergou em mim a qualidade de lutar pelas causas em que acreditava, e assim, sempre dizia que eu seria uma ótima advogada. Essa percepção e encorajamento dela foram fundamentais para que eu me aproximasse do universo do Direito. Inicialmente, confesso que não dei muita importância a essa ideia, pois, como qualquer jovem, ainda estava explorando possibilidades e tentando descobrir onde poderia me encaixar. Entretanto, ao iniciar o curso de Direito, encontrei um ambiente que me impulsionou a desenvolver os meus conhecimentos e a descobrir do que poderia ser capaz. Cada disciplina me mostrava a importância de compreender as leis e os princípios que regem nossa sociedade, bem como a relevância de promover a igualdade de direitos e oportunidades para todos.
NF - Defender causas em que acredito é uma característica marcante da minha personalidade desde muito cedo. Ao adentrar no curso de direito, admito que ainda possuía dúvidas se aquele seria o lugar certo de estar, porém, ao iniciar os estudos, percebi que essa era uma oportunidade única de unir a minha vontade em defender causas justas com uma área que poderia me proporcionar ferramentas para proteger os mais vulneráveis e promover a justiça social, diante disso, despertou meu interesse na área jurídica. E hoje, ao olhar para trás, tenho plena convicção de que escolhi o caminho certo.
NF - Acredito que uma boa formação abrange além dos ensinamentos passados dentro das salas de aula, por esse motivo, meus principais objetivos acadêmicos, atrelados aos objetivos pessoais, foram relacionados a expandir meus conhecimentos e as formas que poderia adquirir tais conhecimentos. A FCRN fornece uma boa base aos estudantes, proporcionando atividades extras como monitorias, projetos de extensão, voluntariado em organizações de eventos institucionais, o incentivo a pesquisas científicas voltadas aos desenvolvimentos de artigos acadêmicos, atividades estas para que participei para alcançar meus objetivos traçados.
NF - Desde os períodos iniciais, desenvolvi afinidade com a área do direito civil, tratando especificamente da área de família. A partir disso, passei a desenvolver artigos científicos, orientados por docentes da instituição, voltados para a área de direito de família. Assim, o estudo e a pesquisa em direito de família me permitiram entender a complexidade das questões que envolvem casamento, divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, adoção, entre outras. Percebi que essa área do direito exige sensibilidade e uma compreensão profunda das necessidades e direitos das pessoas envolvidas. Além do interesse no direito civil, ao ingressar em um estágio em um escritório de advocacia, tive a oportunidade de descobrir outra área de afinidade: o direito previdenciário. A vivência prática nessa área foi extremamente enriquecedora e me motivou a explorar mais profundamente, pois com o dia a dia, tive a chance de lidar com casos reais e concretos envolvendo questões previdenciárias, como aposentadorias, benefícios por incapacidade e outros direitos previdenciários. A possibilidade de trabalhar diretamente com clientes que buscavam amparo e orientação em relação aos seus direitos previdenciários despertou em mim um interesse e a vontade de explorar mais a área.
NF - Estar envolvida em atividades extracurriculares é um dos principais objetivos da minha carreira acadêmica, como mencionado anteriormente, e por essa razão, atualmente, estou envolvida no grupo de pesquisa e extensão Galeria Jurídica, ademais, integro a equipe de organização geral da Semana jurídica da Faculdade Católica do RN, em que sou líder da comissão técnica, além disso, faço parte da comissão de mídia e comissão científica do referido evento. Para mais, faço parte da equipe de organização geral, intitulada como “Mentes pensantes”, do IV Congresso Nacional de Ciências e Educação da Faculdade Católica do RN, além de que, integro a comissão Científica e comissão de relações públicas do mesmo evento. Por fim, realizo estágio em um escritório de advocacia que me possibilita uma vivência prática na área jurídica, além de proporcionar novos aprendizados na tramitação de processos jurídicos.
NF - Minhas expectativas em relação à minha formação em Direito são altas e baseadas em um profundo compromisso com o crescimento pessoal e profissional. Visto que minha formação acadêmica construída no decorrer do curso me deixa satisfeita e me faz sentir pronta para a vida profissional.
NF - Meus planos cercam a área da advocacia, mas também tenho planos voltados para a pós-graduação e um possível mestrado.
NF - Durante a minha formação acadêmica, participar de monitoria, projetos de extensão e a organização de eventos institucionais, somados aos estágios que me permitiram vivenciar a prática do direito, foram experiências enriquecedoras. De forma que me ajudaram a cultivar a organização pessoal, a capacidade de gerenciar meu tempo, desenvolver minha habilidade de falar em público, além de fortalecer minha confiança e oratória, e a capacidade de trabalhar em equipe.
NF - Possuo vivência prática na área jurídica a partir dos projetos de extensão da FCRN, como o Direito na comunidade, que tem como objetivo levar o atendimento jurídico a comunidades da cidade de Mossoró, além de vivenciar a prática jurídica por meio do centro de práticas múltiplas que fornece assessoria jurídica à população. Além disso, o estágio que é realizado em escritórios de advocacia que permite um contato diário com demandas judiciais e atendimento ao público.
NF - A partir das vivências mencionadas, notei pontos essenciais que devem fazer parte do dia a dia de quem atua na área do direito, bem como a importância da empatia, a necessidade de trabalhar sempre com ética e responsabilidade, além de compreender a relevância do trabalho em equipe.
NF - Para lidar com desafios e pressão acadêmica, um dos pontos essenciais é manter um cronograma e planejar antecipadamente minhas tarefas, assim, me ajuda a reduzir a pressão e evitar a sensação de sobrecarga. Além disso, com uma boa organização, é possível gerenciar e aproveitar melhor o meu tempo. Para mais, o apoio emocional que recebo da minha família, principalmente dos meus pais e irmã, são primordiais para lidar com a rotina acadêmica. Mas, certamente, tenho o hábito de respeitar os meus limites, para manter um equilíbrio entre as demandas acadêmicas e o bem-estar emocional.
NF - Como mencionado anteriormente, a organização e o planejamento são essenciais para lidar com as demandas do curso, e para isso, utilizo planner físico semanal e mensal, em que distribuo todas as minhas responsabilidades e demandas referente a vida acadêmica, proporcionando uma visão geral de tarefas a serem realizadas, além disso, faço uso do aplicativo Calendário, disponível no celular, para lembrar de compromissos importantes, proporcionado, assim, uma forma de gerenciar meu tempo e tirar o melhor proveito dele.
NF - Descobri meu interesse pela área do direito civil ainda no início da graduação, especialmente em relação ao direito de família. A vontade de contribuir para melhorar a vida das pessoas nessa área específica do direito cresceu à medida que eu aprendia sobre as responsabilidades e o impacto positivo que um advogado especializado em direito de família pode ter. Além disso, tive a oportunidade de participar de projetos de pesquisa acadêmica sobre questões familiares, orientados por professores experientes, o que me proporcionou uma visão mais abrangente das diversas situações e dilemas que podem surgir no âmbito familiar. Além do meu interesse no direito civil, o direito previdenciário também é uma área de interesse. Ao ingressar no estágio, a experiência prática em casos reais e concretos relacionados a questões previdenciárias, como aposentadorias, benefícios por incapacidade e outros direitos previdenciários.
NF - Meu interesse na área parte da vontade de contribuir para a sociedade de maneira significativa, auxiliando as pessoas em momentos cruciais de suas vidas e buscando promover a justiça e o bem-estar. O direito de Família, bem como direito previdenciário, fizeram com que meu interesse na advocacia crescesse, tornando uma trajetória que almejo seguir como profissional. Sinto que estou no caminho certo e estou animada com a perspectiva de continuar aprendendo e crescendo neste campo, e espero um dia poder fazer a diferença na vida das pessoas como advogada nessas duas áreas.
NF - Após ingressar no estágio em que me encontro atualmente, tive a oportunidade de me envolver em atividades de advocacia pro bono, e essa experiência foi muito significativa para mim. Pretendo continuar essa prática generosa após a formatura, pois acredito que todos devem ter acesso à justiça, independentemente de sua situação financeira. Além disso, sinto um forte interesse em dedicar meu tempo e habilidades a projetos sociais que se concentram nas áreas de direito de família e direito previdenciário.
NF - Diante da sociedade atual, o direito, certamente, desempenha um papel fundamental e indispensável. Visando sua necessidade em vários aspectos como a proteção dos direitos das pessoas, assegurando que nenhum seja violado. Além de oferecer um meio de solução de conflitos e uma forma de organizar a convivência social.
NF - Tenho fortes motivações profissionais e pessoais que me impulsionam a atuar na área do Direito e a defesa dos direitos dos cidadãos. Profissionalmente, meu foco principal é a proteção dos vulneráveis, aqueles que muitas vezes não têm voz ou meios para lutar por seus direitos. Além disso, acredito que a justiça seja o caminho para proporcionar uma sociedade mais humana, respeitosa e igualitária. Partindo para o âmbito pessoal, minhas motivações são guiadas por valores éticos e morais ensinados pela minha família, meu pai, em especial, é um homem justo que me ensinou a almejar e lutar pelo que quero. Vejo no âmbito jurídico, o caminho para juntar os meus valores e a minha vontade de proporcionar mudanças positivas na vida das pessoas.