16/08/2023 às 08h23min - Atualizada em 16/08/2023 às 08h23min

PERFIL ACADÊMICO

Conheça os futuros profissionais do nosso sistema de justiça

Douglas Mikaécio Romão dos Santos

Bem-vindos à coluna "Perfil Acadêmico", o espaço onde apresentaremos aos leitores os futuros profissionais do nosso sistema de justiça. Nessa coluna, traremos entrevistas exclusivas com discentes das nossas universidades.

 

Através dessas entrevistas, conheceremos a história, as experiências e as perspectivas desses estudantes que decidiram abraçar as carreiras jurídicas.

 

Hoje, teremos o prazer de entrevistar Douglas Mikaécio Romão dos Santos, estudante do 6º período do curso de Direito da Faculdade Católica do RN. 

 

Com certeza, teremos muito o que aprender e descobrir nessa conversa.

 

Vamos à entrevista...

 

DMDesde do meu ensino fundamental sempre percebi que era uma pessoa muito política, em termos de relacionamentos interpessoais. Por isso, busquei, ainda no ensino médio, um curso superior que me fizesse desenvolver e aperfeiçoar minhas interações com a sociedade, então, escolhi o Direito como minha primeira graduação. Além disso, um dos motivos para ingressar no curso era prestar concurso para delegado, mas com o passar dos períodos, tive apreço por outras profissões da área, como a Defensoria Pública. Apesar das duas carreiras citadas parecerem distintas, entendo que precisam atuar com seriedade, sensibilidade social, princípios éticos e, sobretudo, proporcionar a justiça.
 

DMMeses antes de ingressar no curso de Direito, planejei algumas metas acadêmicas que pudessem me proporcionar conhecimentos fora das 4 (quatro) paredes da sala de aula. Desde então, tenho buscado ingressar em eventos e grupos de pesquisa e/ou extensão que pudessem ajudar no meu profissionalismo no futuro, além de participar de atividades de desenvolvimento pessoal. Dentre elas e já realizadas, ingressei no: Grupo de Pesquisa e Extensão de Direito Constitucional e Direitos Humanos; Grupo de Pesquisa e Extensão Café Filosófico; Direito na Penitenciária, projeto de leitura e produção textual; Coordenação de eventos do Congresso Nacional de Ciências e Educação; Equipe técnica da 1° edição da Semana Jurídica da Faculdade Católica do RN; Eleito representante da turma. Além das atividades acadêmicas e extracurriculares, estou, atualmente, estagiando na Procuradoria Geral do Município de Mossoró, na qual estou desenvolvendo grandes habilidades jurídicas e processuais, na prática.

 

DM - O meu desejo em contribuir na carreira jurídica é que a justiça e as leis seja mais acessíveis para todas as pessoas, em especial às mais vulneráveis, por essa razão que tenho admiração pela Defensoria Pública. Percebo que o direito, as leis e a justiça são muito complexas de se entender, causando interpretações diversas pela sociedade e dando proporções a Fake News, por isso, buscarei  sempre deixar mais acessível e de fácil compreensão as normas jurídicas para as pessoas que estão ao meu alcance. Sigo motivado em buscar mais conhecimentos e estudar durante os 5 (cinco) anos de curso, pois desde o 3° (terceiro) período tive oportunidades de orientar e ajudar amigos e familiares sobre conceitos jurídicos.
 

DM - Através das disciplinas dos projetos integra e o grupo de pesquisa e extensão GPEDCDH da Faculdade Católica do RN, tive oportunidade de palestrar em uma rede pública sobre os Sistema Eleitoral Brasileiro, palestrar e discutir sobre a decisão do STF na equiparação da homofobia e transfobia como racismo e conversar sobre os direitos dos adolescentes e das mulheres no Centro de Referência da Assistência Social. Essas atividades me impactaram positivamente, pois foi uma das minhas primeiras experiências em praticar o direito, além de adquirir responsabilidade em repassar informações. Durante as palestras, pude perceber que os grupos em que eu fazia parte, impactaram bastante na vida dos ouvintes. O meu desejo é poder ajudar mais, ingressando em novos grupos de pesquisa e extensão para ampliar meus conhecimentos jurídicos.

DMSempre busco a presença de Deus, pois Ele me tira toda ansiedade e me dar forças para continuar enfrentando os desafios e pressões acadêmicas. Pois além das atividades internas da faculdade, tenho vários compromissos fora da academia, e acredito que seja para uma grande maioria dos estudantes de direito. Portanto, procuro estar sempre presente nas aulas, discutindo com os professores sobre os assuntos, pois acredito que a interação entre aluno e professor é riquíssima para o aprendizado. Além disso, adotei uma aluna muito querida, onde estou sempre repassando e discutindo o que aprendo na faculdade, ela é minha mãe. Sempre aproveito alguns intervalos em casa, para conversar e explicar, de forma mais didática possível, sobre os assuntos adquiridos na faculdade e durante os estudos. Esse método faz com que eu fixe mais o conteúdo, pois acredito que é ensinando e praticando que se aprende. E por fim, todo sábado me organizo para minhas atividades acadêmicas da semana seguinte, com metas e prazos.


Douglas Mikaécio Romão dos Santos
E-mail:
[email protected]


O Portal Jurídico agradece sinceramente ao entrevistado por compartilhar suas experiências e perspectivas conosco. Foi uma entrevista inspiradora e enriquecedora, que certamente irá contribuir para o conhecimento e reflexão de nossos leitores.

Desejamos ao entrevistado sucesso em sua carreira acadêmica e profissional. Que seus esforços e dedicação sejam recompensados, permitindo-lhe alcançar seus objetivos e contribuir de forma significativa para a área jurídica e para a sociedade.

Agradecemos novamente por sua participação e desejamos a você um futuro brilhante e promissor. Estamos aqui para apoiá-lo em sua jornada e acompanhar seus sucessos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp