11/08/2023 às 07h55min - Atualizada em 11/08/2023 às 08h00min

PERFIL

Conheça o perfil de quem atua no nosso sistema de justiça

Bruno Sérvulo Costa Leite - OAB-RN 15.959
Bem-vindos à coluna PERFIL, o espaço onde apresentamos aos leitores os profissionais do nosso sistema de justiça. Nessa coluna, traremos entrevistas exclusivas com advogados, juízes, promotores, delegados e servidores públicos, sobretudo da área jurídica da nossa região.

Através dessas entrevistas, conheceremos a história, as experiências e as perspectivas desses profissionais que dedicam suas vidas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Com essa coluna, esperamos contribuir para a aproximação entre a sociedade e aqueles que são responsáveis por garantir a proteção de seus direitos e interesses, e atuam para o fortalecimento do sistema jurídico como um todo.

Hoje temos o prazer de entrevistar
Bruno Sérvulo Costa Leite, advogado que atua há 5 anos. Com certeza, teremos muito o que aprender e descobrir nessa conversa.

Vamos à entrevista...

 

BS - Acredito que o hábito e o gosto pela leitura foram o que me direcionaram para o Direito e, consequentemente, para a advocacia. Já no meu primeiro período da Faculdade de Direito, eu tinha a certeza de que queria ser advogado; assim, segui o caminho que me trouxe até aqui.

BS - Eu sou um advogado iniciante na militância, queria completar 5 anos de atuação. Nesse período, o exercício da advocacia passou e ainda passa por diversas mudanças, e nós, advogados, vivemos em constante adaptação dentro dessa estrutura que é o judiciário.

BS - Sim, com certeza, em várias áreas. Uma delas é o direito ambiental. No momento, estou cursando pós-graduação e mestrado na Universidade Federal do Semiárido – UFERSA, onde em meu trabalho pretendo abordar algumas situações geração à implantação e atuação dos parques de energia eólica situados no Oeste do estado do Rio Grande do Norte. Acredito que o direito ambiental será uma área muito abordada e com muito potencial para atuação da advocacia.

BS - Olha, houve um caso que foi um pouco complicado. Porque? Porque se tratava de Direito das Sucessões, em que as partes eram 4 herdeiros, cada um deles residia em um estado do Brasil em três Regiões diferentes: Nordeste, Sudeste e Sul. Além disso, havia um banco que detinha os valores referentes a um Seguro de Vida, com sede somente no Rio de Janeiro, capital. Com esse enredo, tivemos que buscar solução para o cliente e participar. Atuando com profissionalismo e atitude, realize toda a partilha e conclua a sucessão.

BS - Na realidade, eu não sei e não acho que exista uma característica específica. Mas acredito que um advogado deve ser persistente e convicto do que quer. Após isso, é cair em campo, no escritório, na rua; as situações do dia a dia são quem vão ditar a realidade da sua advocacia. Essa é a parte que não nos conta nas universidades.

BS - A minha maior realização é estar trabalhando no meu escritório todos os dias. Há 5 anos, vivo da advocacia e sou advogado em tempo integral. Essa é, para mim, a maior realização. O que se consegue depois disso é consequência, é material.

BS - Leitura de leis, jurisprudência e casos semelhantes, exatamente nessa sequência, é o básico. A entrevista com o cliente é considerada a parte mais importante para iniciar a preparação de uma defesa.

BS - Nos judiciários, a mudança tecnológica chegou para ficar e fez mudanças bruscas no cotidiano desses órgãos. Iniciou-se com a implantação do PJe e recentemente houve uma implantação, no período de pandemia, das audiências virtuais, que continuam a ser realizadas até hoje. Para nós, advogados, não resta alternativa senão adequada-nos.

BS - Veja a ética como importante em todos os momentos da vida. No direito e na advocacia, ela é suportada, sob pena de o advogado não conseguir se manter no mercado de trabalho.

BS - Primeiro, tento usar bem as 24 horas que o dia tem, mesmo sabendo que uma hora ou outra as coisas não saem como planejadas. Mas, dividindo direitinho as tarefas, têm dado certo.

BS - Estude muito. Leia tudo. Depois, persista na militância.

O Portal Jurídico agradece sinceramente ao entrevistado por compartilhar suas experiências e perspectivas conosco. Foi uma entrevista inspiradora e enriquecedora, que certamente irá contribuir para o conhecimento e reflexão de nossos leitores.
 
Desejamos ao entrevistado sucesso em sua carreira profissional. Que seus esforços e dedicação sejam recompensados, permitindo-lhe alcançar seus objetivos e contribuir significativamente para a área jurídica e para a sociedade.

Agradecemos novamente por sua participação. Estamos aqui para apoiá-lo em sua jornada e acompanhar seus sucessos.

Para interagir com o nosso entrevistado, envie a sua pergunta por e-mail para [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp