04/08/2023 às 08h00min - Atualizada em 04/08/2023 às 08h00min

PERFIL

Conheça o perfil de quem atua no nosso sistema de justiça

Otoniel Maia de Oliveira Júnior
Bem-vindos à coluna PERFIL, o espaço onde apresentamos aos leitores os profissionais do nosso sistema de justiça. Nessa coluna, traremos entrevistas exclusivas com advogados, juízes, promotores, delegados e servidores públicos, sobretudo da área jurídica da nossa região.

Através dessas entrevistas, conheceremos a história, as experiências e as perspectivas desses profissionais que dedicam suas vidas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Com essa coluna, esperamos contribuir para a aproximação entre a sociedade e aqueles que são responsáveis por garantir a proteção de seus direitos e interesses, e atuam para o fortalecimento do sistema jurídico como um todo.

Hoje temos o prazer de entrevistar Otoniel Maia de Oliveira Júnior, advogado que atua em Direito Criminal. Com certeza, teremos muito o que aprender e descobrir nessa conversa.

Vamos à entrevista...

 

OM - Cresci acompanhando meu pai, que era repórter policial, em entrevistas com delegados, juízes, promotores, advogados e todos os atores do sistema de justiça. Nesse contexto, fui me apaixonando pelo direito e, especialmente, pela advocacia. Próximo de ingressar na faculdade, recebi incentivo do Dr. Félix Neto, um grande advogado e amigo de meu pai, para seguir a carreira jurídica. Inspirado também pelas histórias de sucesso do Dr. Marcos Artur, um advogado renomado, minha vontade de ser advogado só crescia. Graças a Deus, alcancei meu objetivo e me tornei advogado, conforme havia planejado. 

 

OM - Hoje, minha atuação é voltada para o direito criminal, mas temos parcerias em todas as áreas do direito, o que nos permite atender a eventuais demandas não diretamente relacionadas ao direito criminal.

 

OM - A evolução advém das experiências, dos erros e acertos, bem como dos relacionamentos que vão sendo construídos. E conosco não é diferente; estamos sempre buscando mentorias, cursos e aplicando o que aprendemos em nosso dia a dia no campo forense.

 

OM - Sempre busco ampliar o nosso leque de conhecimento e, consequentemente, a nossa área de atuação. Atualmente, estou em busca de expandir minha atividade profissional para outros ramos da advocacia criminal, explorando nichos nos quais ainda não atuo, como o direito penal ambiental, por exemplo.

 

OM - Os casos que nos desafiam são muitos, tornando difícil destacar apenas um como o mais desafiador. No entanto, posso afirmar que, por meio de estudo aprofundado dos casos e transparência com o cliente, conseguimos superar os desafios da advocacia criminal com sucesso.

 

OM - O conceito de sucesso profissional é muito subjetivo. Para muitos, o sucesso está relacionado à evolução financeira, mas nem sempre é esse o caso. Eu acredito que o conhecimento técnico, somado a um bom posicionamento profissional, ao longo do tempo, leva qualquer profissional ao sucesso, seja na advocacia ou em qualquer outra atividade.

 

OM - Minha maior realização, a maior alegria que a advocacia me proporcionou, pode não fazer sentido para muitos, mas foi, com pouco tempo de formado, receber honorários e poder comprar uma camisa mais sofisticada para presentear meu pai. Aquilo me marcou profundamente, e trago essa lembrança com carinho. Além disso, ver o sorriso que o resultado do nosso trabalho provoca no rosto dos nossos clientes e seus familiares, e testemunhar a desfeita de uma injustiça através do nosso trabalho, são experiências gratificantes demais.

 

OM - Na verdade, não existe um passo a passo definido, mas sim estratégias e estudos detalhados dos processos. É fundamental alinhar a estratégia com o cliente, e nesse caso, é importante destacar que se a defesa técnica não estiver alinhada com a autodefesa do cliente, o recomendado é que o advogado não patrocine aquela defesa.
 

OM - Eu estou na advocacia há 16 anos. Inicialmente, trabalhei com processos físicos e acompanhei a evolução para o processo eletrônico. Atualmente, estamos vivendo a era das audiências virtuais, das quais sou defensor, e que vieram para ficar. Com a implementação das audiências virtuais, as cartas precatórias tendem a deixar de existir ou serão necessárias somente em casos raros. Graças a essa nova modalidade, nosso escritório já conseguiu realizar até três audiências em comarcas diferentes, no mesmo dia, sem precisar sair da nossa base. Além disso, a internet nos oferece um mundo de oportunidades jurídicas que não existiam há 10 anos. Ela abre portas para novas possibilidades de atuação, acesso a informações e recursos que facilitam a prática do direito de forma mais ágil e eficiente.


OM - A ética é importante em todas as áreas da vida, e no direito não é diferente. Na advocacia, busco sempre ser o mais transparente possível com clientes, familiares e colegas que advogam para corréus nos processos em que atuo. Acredito que a transparência é fundamental para resplandecer a ética.

 

OM - A gestão do escritório é de extrema importância para termos tempo para a família. A delegação ou divisão de tarefas com a equipe nos permite acompanhar de perto o crescimento dos filhos, por exemplo, e torna-se fundamental nesse aspecto.

 

OM - Eu sou suspeito para aconselhar alguém a vir para a advocacia, pois sou realmente apaixonado pela minha profissão. Apesar das dificuldades e do fato de a defesa criminal muitas vezes ficar sozinha lutando contra o estado, que não raras vezes erra, posso dizer que na advocacia há espaço para novos advogados que tenham sede de vitória, que saibam o que querem e estejam dispostos a entregar o melhor de si pela profissão. A esses, posso dizer: venham para a advocacia, venham promover a defesa, venham fortalecer a democracia.
 

O Portal Jurídico agradece sinceramente ao entrevistado por compartilhar suas experiências e perspectivas conosco. Foi uma entrevista inspiradora e enriquecedora, que certamente irá contribuir para o conhecimento e reflexão de nossos leitores.
 
Desejamos ao entrevistado sucesso em sua carreira profissional. Que seus esforços e dedicação sejam recompensados, permitindo-lhe alcançar seus objetivos e contribuir significativamente para a área jurídica e para a sociedade.

Agradecemos novamente por sua participação. Estamos aqui para apoiá-lo em sua jornada e acompanhar seus sucessos.

Para interagir com o nosso entrevistado, envie a sua pergunta por e-mail para [email protected].
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp