28/07/2023 às 08h00min - Atualizada em 28/07/2023 às 08h00min
PERFIL
Conheça o perfil de quem atua no nosso sistema de justiça
Tásia Simone de Brito Dantas Bem-vindos à coluna PERFIL, o espaço onde apresentamos aos leitores os profissionais do nosso sistema de justiça. Nessa coluna, traremos entrevistas exclusivas com advogados, juízes, promotores, delegados e servidores públicos, sobretudo da área jurídica da nossa região.
Através dessas entrevistas, conheceremos a história, as experiências e as perspectivas desses profissionais que dedicam suas vidas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Com essa coluna, esperamos contribuir para a aproximação entre a sociedade e aqueles que são responsáveis por garantir a proteção de seus direitos e interesses, e atuam para o fortalecimento do sistema jurídico como um todo.
Hoje temos o prazer de entrevistar Tásia Simone de Brito Dantas, advogada qu atua em Direito Cível, Imobiliário, Administração Pública e Contratos Públicos, Licitações Públicas. Com certeza, teremos muito o que aprender e descobrir nessa conversa.
Vamos à entrevista...
TS - Quando prestei vestibular, como muitos, optei pelo curso de Medicina em Natal e por Direito em Mossoró. Não havia uma razão específica para essa escolha na época, pois poderia ter optado por Enfermagem, mas parece que o universo conspirou a meu favor. Quando saiu o resultado e vi que havia sido aprovada em Direito, pensei inicialmente que cursaria apenas os primeiros seis meses e depois tentaria Medicina novamente. No entanto, foram esses seis meses iniciais que despertaram uma paixão inexplicável em mim pelo Direito, e agora aqui estou, com um amor que já dura 27 anos desde a conclusão do meu curso de Direito.
TS - Da única forma possível, evoluindo com a própria história da humanidade que é constante, inovadora e criadora e com ela, o direito, os deveres e a lei vão mudando. Um profissional que se preze evolui igualmente.
TS - Os direitos da pessoa idosa. Se discute muitos outros direitos, mas o da pessoa com idade avançada, que para a sociedade talvez não tenha mais “serventia”, “já viveu demais”, “já está doente e perto de morrer”, me fazem pensar “e se fosse um dos meus” e “se fosse eu?” Então essa área me chama atenção e eu gostaria de conhecer melhor e quem sabe atuar com mais afinco.
TS - Dentre muitos outros casos, lembro-me de um pedido de reconhecimento de paternidade no qual eu defendia o requerente, representado por sua genitora. Durante o trâmite normal do processo, nos corredores do fórum, fui abordada pelo requerido, o suposto pai, que me ofereceu o dobro dos meus honorários - já pagos pela requerente - para que eu abandonasse o caso. Respondi que ele não tinha condições de igualar o acordo que havia firmado com minha cliente. Ao final do caso, ganhamos a causa: o requerido era realmente o pai biológico. E os meus honorários foram pagos com um "lambedor para combater viroses" que a minha cliente, desempregada, produzia e vendia. De fato, ele não tinha como me pagar. Mais do que isso, alguns aspectos da vida têm um preço, enquanto outros têm valor.
TS - Prezo aperfeiçoamento constante e Caráter sempre!
TS - Ter conhecido pessoas brilhantes que me ensinaram na prática a ética profissional, a coragem para patrocinar causas tidas como perdidas e que foram vitoriosas, a realização de ser uma advogada por convicção. Não vou citar nomes dos meus mestres, como assim os chamo quando nos encontramos, para não ser injusta e esquecer algum, mas estão bem próximos.
TS - Procuro avaliar a situação do meu cliente a partir da perspectiva do adversário, do meu colega que irá defender a outra parte. Com base nisso, estudo o caso, procuro a lei que o respalda e o confirma, mantenho o foco, confio a Deus e encaro a luta.
TS - Tem ajudado bastante na rotina agitada e nos outros compromissos profissionais que tenho. No momento, como servidora pública, tenho horário a cumprir, assim a tecnologia facilita o acompanhamento processual. Mas tudo tem que ter um equilíbrio, o contato olho no olho às vezes se faz necessário. Não esqueçamos que defendemos direito de pessoas, não de máquinas, assim o humano deve prevalecer.
TS - Ética é primordial. Garanto que a minha atuação com ética porque me conheço, sei de onde venho, sei quem me formou para o trabalho e para a vida. Uma pessoa sem ética profissional é uma pessoa sem honestidade na vida e vice-versa. Quem me conhece sabe bem que sou assim.
TS - Aprendi cedo com um dos meus mestres profissionais, quando fecho a porta do meu escritório, deixo o trabalho lá e vou viver, afinal tenho uma vida, família, problemas pessoais, relacionamentos, amizades, lazer, compromissos e um mundo para desfrutar, quando eu voltar e abrir aquela porta, resolvo as pendências.
TS - Estude. Não advogue para familiar, não advogue para vizinho. Não tenha preço, tenha valor. Procure interagir com profissionais experientes. Não desista, você vai ver que está no caminho certo quando tudo der errado e mesmo assim você não desistir, aí sim você terá entendido tudo.
O Portal Jurídico agradece sinceramente a entrevistado por compartilhar suas experiências e perspectivas conosco. Foi uma entrevista inspiradora e enriquecedora, que certamente irá contribuir para o conhecimento e reflexão de nossos leitores.
Desejamos a entrevistada sucesso em sua carreira profissional. Que seus esforços e dedicação sejam recompensados, permitindo-lhe alcançar seus objetivos e contribuir significativamente para a área jurídica e para a sociedade.
Agradecemos novamente por sua participação. Estamos aqui para apoiá-lo em sua jornada e acompanhar seus sucessos.
Para interagir com o nosso entrevistado, envie a sua pergunta por e-mail para [email protected] ou [email protected].