Bem-vindos à coluna “Perfil”, o espaço onde apresentamos aos leitores os profissionais do nosso sistema de justiça. Nessa coluna, traremos entrevistas exclusivas com advogados, juízes, promotores, delegados e servidores públicos, sobretudo da área jurídica da nossa região.
Através dessas entrevistas, conheceremos a história, as experiências e as perspectivas desses profissionais que dedicam suas vidas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Com essa coluna, esperamos contribuir para a aproximação entre a sociedade e aqueles que são responsáveis por garantir a proteção de seus direitos e interesses, e atuam para o fortalecimento do sistema jurídico como um todo.
Hoje temos o prazer de entrevistar o civilista JOÃO VICTOR DINIZ PEREIRA, jovem advogado mossoroense. Com certeza, teremos muito o que aprender e descobrir nessa conversa. Vamos à entrevista...
JV – Na minha família, tenho alguns profissionais do direito dos quais sempre me inspirei e almejei atuar de forma semelhante, incluindo o Dr. Glauber Soares, meu tio. Além de ter a honra de ter sido seu aluno durante a graduação, ele contribuiu significativamente para minha formação e experiência profissional no início da advocacia.
JV – Tenho experimentado um notável crescimento em minha carreira como advogado, especialmente ao dar prioridade à humanização no atendimento aos clientes. Tenho sempre o compromisso de atender de forma exemplar às demandas apresentadas, e para alcançar esse objetivo, estou constantemente desenvolvendo processos e estratégias que me auxiliam nessa empreitada. Reconheço a importância de oferecer um serviço jurídico diferenciado, focado não apenas na resolução de problemas legais, mas também na criação de um ambiente acolhedor e de confiança para meus clientes. Essa abordagem centrada no cliente tem sido fundamental para o meu crescimento profissional e para fortalecer as relações duradouras com os que confiam em meus serviços jurídicos.
JV – Atualmente, tenho como objetivo consolidar minha atuação no campo do Direito Previdenciário. Inclusive, estou matriculado em uma pós-graduação voltada para essa área, a qual passa por constantes mudanças que possibilitam a criação de novas teses e representa um nicho de atuação relevante para uma grande parcela da sociedade. A escolha por esse novo campo de atuação também se deve ao fato de que ele oferece oportunidades complementares no âmbito do Direito Civil e do Consumidor, onde já atuo há bastante tempo.
JV – Entendo que cada caso apresenta suas próprias dificuldades quando atuamos de forma específica em cada demanda, levando em consideração suas particularidades. No entanto, gostaria de destacar um processo em especial do qual me orgulho por ter superado os desafios que surgiram. Tratava-se de uma Reclamação Trabalhista na qual atuei como representante jurídico da empresa reclamada. O ponto central dessa demanda girava em torno de uma alegação de insalubridade em grau máximo, que poderia até mesmo colocar em risco a continuidade do negócio do meu cliente caso houvesse uma condenação. No entanto, graças ao apoio de assistentes técnicos capacitados, conseguimos obter a improcedência do pedido tanto em primeira e segunda instâncias.
JV – Além de dominar o conhecimento jurídico inerente ao caso, o dia a dia da advocacia me ensinou que o bom relacionamento com os serventuários, colegas de profissão e o entendimento dos anseios dos clientes são características primordiais para aqueles que buscam atuar na advocacia.
JV – Ter conseguido superar as enormes dificuldades que o início da advocacia representa para todos que buscam se estabelecer nessa área, especialmente em uma cidade como Mossoró, que conta com profissionais já consolidados, é motivo de grande orgulho para mim. Atualmente, estou inserido no mercado e tenho boas perspectivas de crescimento.
JV – Sempre busco me manter atualizado em relação às áreas em que atuo no interesse dos meus clientes. Para isso, acompanho de perto as decisões que estão ganhando destaque na jurisprudência, as contribuições dos doutrinadores e até mesmo as discussões legislativas que possam impactar essas áreas. É fundamental estar informado sobre as tendências e debates em curso para oferecer um serviço de qualidade e embasado nas melhores práticas.
JV – Acredito que a pandemia acelerou significativamente o processo de informatização e adoção da tecnologia, que já vinha ocorrendo gradualmente. Todas essas mudanças são extremamente benéficas para a advocacia. Agora, podemos realizar audiências por videoconferência, despachos por meio do balcão virtual e até mesmo protocolar ações em outros estados, tudo isso sem precisar sair da mesa do escritório. Essa transformação tecnológica proporciona aos advogados uma atuação mais ágil e eficiente, o que, consequentemente, amplia as oportunidades de expandir a sua carteira de clientes.
JV – Acredito firmemente que a ética desempenha um papel fundamental na atuação de qualquer profissional, independentemente do campo de atuação. No âmbito do Direito, essa premissa é ainda mais relevante. Sempre me norteio pelo código de ética e disciplina que governa a prática advocatícia. Entendo que um advogado que age em conformidade com esses princípios não só fortalece sua própria atuação, mas também contribui para a solidez e reputação da Ordem dos Advogados do Brasil como um todo.
JV – Sempre me empenho em cumprir os prazos exigidos pelos processos com considerável antecedência. Dessa maneira, caso surja algum imprevisto em minha vida pessoal que demande atenção especial, não comprometerei minha atuação profissional. Busco, assim, alcançar um equilíbrio harmonioso entre minha vida pessoal e profissional, garantindo tranquilidade em ambas as esferas.
JV – Mesmo diante dos desafios que surgem no início da carreira na advocacia, a perseverança é um fator determinante para que o advogado iniciante possa colher os frutos do seu trabalho no futuro. É preciso semear o esforço e a dedicação desde o início, com o objetivo de alcançar resultados positivos ao longo da trajetória profissional. Essa determinação e comprometimento são fundamentais para superar obstáculos, adquirir experiência e construir uma carreira sólida e promissora na área jurídica.
JOÃO VICTOR DINIZ PEREIRA (OAB/RN 16.521)
[email protected] O Portal Jurídico agradece sinceramente ao entrevistado por compartilhar suas experiências e perspectivas conosco. Foi uma entrevista inspiradora e enriquecedora, que certamente irá contribuir para o conhecimento e reflexão de nossos leitores.
Desejamos ao entrevistado sucesso em sua carreira profissional. Que seus esforços e dedicação sejam recompensados, permitindo-lhe alcançar seus objetivos e contribuir de forma significativa para a área jurídica e para a sociedade.
Agradecemos novamente por sua participação. Estamos aqui para apoiá-lo em sua jornada e acompanhar seus sucessos.