05/07/2023 às 07h49min - Atualizada em 05/07/2023 às 07h49min

PERFIL ACADÊMICO

Conheça os futuros profissionais do nosso sistema de justiça

Joice Milena de Oliveira Freitas

Bem-vindos à coluna "Perfil Acadêmico", o espaço onde apresentamos aos leitores os futuros profissionais do nosso sistema de justiça. Nessa coluna, traremos entrevistas exclusivas com discentes das nossas universidades.

Através dessas entrevistas, conheceremos a história, as experiências e as perspectivas desses estudantes que decidiram abraçar as carreiras jurídicas. 

Hoje temos o prazer de entrevistar Joice Milena de Oliveira Freitas, estudante do 9º período do curso de Direito da Faculdade Católica do RN. Com certeza, teremos muito o que aprender e descobrir nessa conversa.

Desde já, agradecemos aos professores Júlio Thalles de Oliveira Andrade (Me.) e Erika Fernandes Benjamin (Ma.) por suas colaborações.

Vamos à entrevista...

JM – Durante o ensino médio, nos é passada a grande questão de "o que você quer ser quando crescer?". Todos nós sabemos que essa não é uma escolha fácil, ainda mais diante de uma sociedade que exige respostas rápidas. Sempre tive interesse por debates e discussões sobre temas relacionados a problemas sociais e possíveis soluções ou formas de amenizar os seus impactos. Por este motivo, queria seguir uma carreira profissional que tivesse como objetivo proteger o ser humano, principalmente os grupos vulneráveis. Após muitas pesquisas sobre cursos, instituições, disciplinas inclusas na grade curricular, o mercado de trabalho e áreas de abrangência, escolhi estudar Direito.

JM – Na escola onde concluí meu ensino médio, era comum a realização de debates sobre diversos temas. Em uma das aulas, o professor de língua portuguesa orientou que cada aluno escolhesse um tema para defender. Optei por falar sobre feminismo e os direitos das mulheres. Após a defesa do assunto, o professor selecionou as três melhores apresentações para realizar uma palestra em uma escola na cidade vizinha. Fui uma das escolhidas e, com essa simples, mas gratificante atividade, percebi que defender os direitos e garantias das mulheres se tornou meu objetivo de vida, e que eu poderia torná-lo realidade por meio da área do Direito.

JM – Assim que comecei a graduação, determinei como objetivo pessoal aproveitar ao máximo todas as aulas, atividades, projetos e oportunidades que surgissem, visando não apenas questões curriculares - por mais que tenham toda a sua importância - mas principalmente para o crescimento e evolução profissional. No primeiro semestre, entendi que o assunto ministrado em sala de aula é de extrema importância, pois é a base da formação acadêmica, mas observei que não é suficiente. Por este motivo, busquei participar de atividades que me permitissem ter a vivência prática do Direito. Ao participar dessas ações, também tive a iniciação à pesquisa científica, que se tornou um meio de discutir sobre os direitos das mulheres, assunto que me motivou a escolher o curso de Direito.

JM – Desde o primeiro período da graduação, trilhei um caminho que me aproximou do Direito Penal e das Ciências Criminais. Fui monitora de disciplinas como Direito Penal - Parte Geral e também de Crimes em Espécie, o que contribuiu para as minhas pesquisas científicas que abordam a violência de gênero. Além disso, pretendo me dedicar à área dos Direitos Humanos e ao Direito Digital, principalmente devido aos diversos avanços tecnológicos que, na maioria das vezes, deixam a sociedade vulnerável a crimes, seja pela falta de informação ou pela ausência de uma legislação específica.


JM – Como mencionado anteriormente, um dos meus objetivos acadêmicos é participar do máximo possível de atividades extracurriculares. No entanto, ao longo do 9º período, tive que reduzir as atividades nas quais participava para conciliar os estudos das disciplinas do curso, a redação do Trabalho de Conclusão de Curso e a preparação para o Exame da Ordem dos Advogados. Por esse motivo, atualmente estou envolvida no Grupo de Pesquisa e Extensão em Direito Constitucional e Direitos Humanos, faço parte da comissão responsável pela organização da Semana Jurídica da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, onde sou a líder da comissão responsável pelo cerimonial. Além disso, faço parte da equipe da comissão científica do IV Congresso Nacional de Ciência e Educação da Faculdade Católica do RN e sou líder de turma desde o 4º período.

JM  – Tenho grandes expectativas em relação à minha formação em Direito, principalmente devido ao histórico acadêmico que construí durante a graduação, com minhas notas e participação em atividades extracurriculares. Além disso, valorizo o trabalho e a dedicação dos profissionais que tive o privilégio de ter como professores, bem como a escolha de ingressar na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, que possui uma ótima grade curricular e uma estrutura que refletem em sua nota máxima no conceito do MEC.

JM – Tenho muitos planos para aplicar meus conhecimentos jurídicos após a graduação, como me especializar na proteção das mulheres em situação de violência e seguir a carreira de docência.

JM – Ao participar das atividades extracurriculares, como a organização de eventos jurídicos, grupos de pesquisa e extensão, e ao ser líder de turma, desenvolvi várias habilidades. Adquiri uma boa oratória, a capacidade de falar em público e em vídeos para redes sociais, habilidades para estabelecer métodos organizacionais, experiência em liderança, tanto como líder quanto como membro da equipe, e a capacidade de trabalhar em equipe e resolver conflitos.

JM – Tenho vivência prática na área jurídica por meio do estágio que realizo na 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró. Nesse estágio, lido com atendimento ao público, acompanhamento de processos e participação em audiências. Além disso, participei do Núcleo de Extensão em Assessoria Jurídica Popular Dom Helder Câmara, da Faculdade Católica do RN, o qual me proporcionou a oportunidade de realizar atendimento jurídico no Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio.

JM – O impacto causado por essas práticas serviu como uma reafirmação de que estou no caminho certo para alcançar meus objetivos acadêmicos, uma vez que eles estão relacionados à defesa de grupos vulneráveis. Ao presenciar na prática a aplicação (ou até mesmo a não aplicação) das normas e legislação, torna-se evidente a importância do trabalho do operador do direito como agente garantidor e fiscalizador, a fim de assegurar a efetividade dos dispositivos jurídicos.

JM – Para lidar com os desafios e a pressão acadêmica, é necessário ter muita disciplina e organização, principalmente quando você se propõe a participar de outras atividades extracurriculares que exigem responsabilidade e comprometimento. Aprendi a lidar com essas questões ao longo da graduação. No primeiro período, compreendi a metodologia dos professores e a forma de estudar, percebendo que havia uma grande diferença em relação ao que estava acostumada no ensino médio. A partir disso, comecei a participar de atividades gradualmente, sempre respeitando meus limites e as responsabilidades que eram exigidas. Com essa experiência, aprendi a enfrentar os desafios e a pressão, que no final das contas contribuem até mesmo para o estímulo acadêmico.

JM – A organização é fundamental para conseguir cumprir todas as demandas do curso e das atividades extracurriculares. Para isso, utilizo algumas ferramentas virtuais, como calendário e lembretes, para receber notificações de datas importantes. Uso o Google Drive para armazenar textos, o Google Docs para realizar trabalhos escritos em grupo e o Canva para design e mídias. Além disso, o aplicativo Notion é uma ótima ferramenta para organizar listas, cronogramas e escrever resumos. Apesar de todas essas tecnologias serem suficientes para a organização, não consigo abrir mão da caneta e do papel. Por isso, também utilizo um planner físico para organizar meu mês, semana e dia a dia. E, para ter uma visão geral das tarefas da semana, utilizo um cronograma semanal destacável.

JM – Como mencionei anteriormente, pretendo atuar na defesa dos grupos vulneráveis, principalmente das mulheres em situação de violência. Por isso, tenho o objetivo de desenvolver um projeto que garanta maior proteção para as vítimas, além de oferecer apoio para defendê-las judicialmente. Meu propósito é assegurar não apenas seus direitos fundamentais, como também sua dignidade e integridade, sob a perspectiva dos direitos humanos.

JM – Por mais que afirmemos que estamos evoluindo como sociedade, os casos de negligência, desamparo e ineficácia do Estado como agente garantidor e fiscalizador dos direitos e garantias dos seres humanos evidenciam a importância do Direito na sociedade atual. O aumento dos casos de racismo, homofobia, discriminação de gênero e outras problemáticas reforçam o papel fundamental do Direito na busca por uma sociedade justa e menos desigual. É necessário que as pessoas conheçam seus direitos, e é fundamental contar com profissionais qualificados prontos para lutar por esses direitos.

JM – Minha maior motivação para contribuir com a aplicação da justiça e a defesa dos direitos dos cidadãos antes parecia apenas um sonho distante e difícil de realizar. No entanto, hoje compreendo que, mesmo com passos pequenos, é possível mudar a realidade em que vivemos. Por isso, a luta contra as desigualdades sociais, de gênero, raciais, econômicas e políticas tornou-se a minha maior motivação. Como graduanda em Direito, caminhando para o último período, aprendi que ter o direito positivado não significa que ele esteja sendo efetivamente realizado. É preciso pessoas dispostas a lutar para que os direitos sejam colocados em prática e para defender aqueles que estão em situação de vulnerabilidade jurídica.

Joice Milena de Oliveira Freitas
E-mail: [email protected]

O Portal Jurídico agradece sinceramente à entrevistada por compartilhar suas experiências e perspectivas conosco. Foi uma entrevista inspiradora e enriquecedora, que certamente irá contribuir para o conhecimento e reflexão de nossos leitores.
 
Desejamos à entrevistada sucesso em sua carreira acadêmica e profissional. Que seus esforços e dedicação sejam recompensados, permitindo-lhe alcançar seus objetivos e contribuir de forma significativa para a área jurídica e para a sociedade.

Agradecemos novamente por sua participação e desejamos a você um futuro brilhante e promissor. Estamos aqui para apoiá-la em sua jornada e acompanhar seus sucessos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp