13/06/2023 às 08h59min - Atualizada em 13/06/2023 às 08h59min

Operação Curandeiros II combate o exercício ilegal da Medicina no interior do Rio Grande do Norte

Médicos, falsos médicos e cooperativa médica estão sendo investigados por suspeita de falsidade ideológica e associação criminosa

MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta terça-feira (13) a operação Curandeiros II com o objetivo de combater o exercício ilegal da Medicina em cidades do interior do Estado. A ação tem como alvo médicos, falsos médicos e uma cooperativa médica, que estão sendo investigados por suspeita de falsidade ideológica e associação criminosa.

 

Além disso, o MPRN está apurando o envolvimento de secretários municipais de Saúde nos crimes. A operação também teve cumprimento de mandados na Paraíba, contando com o apoio do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e da Polícia Militar do RN.

 

A operação Curandeiros II envolveu a execução de seis mandados de busca e apreensão nas cidades potiguares de Natal, Mossoró, Parnamirim e Ipanguaçu, além de Catolé do Rocha e Guarabira, na Paraíba. A ação contou com a participação de 4 promotores de Justiça do MPRN, 14 servidores do MPRN, 16 policiais militares, um promotor de Justiça do MPPB e 16 servidores do MPPB.

 

Essa operação é um desdobramento da Curandeiros, realizada em dezembro do ano passado. Assim como na ação anterior, a Curandeiros II investiga a denúncia de que falsos médicos estavam exercendo ilegalmente a profissão em unidades de saúde de municípios potiguares.

 

De acordo com as informações apuradas pelo MPRN, além do exercício ilegal da Medicina, os investigados também falsificavam informações em documentos médicos que eram preenchidos e fornecidos aos pacientes. Eles utilizavam carimbos dos médicos legalmente contratados pelos municípios, falsificando suas assinaturas.

 

O combate ao exercício ilegal da Medicina é de extrema importância para garantir a segurança e a saúde da população. A atuação do Ministério Público na operação Curandeiros II demonstra o compromisso em coibir práticas criminosas e proteger a integridade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.

MPRN

 

Siga-nos no Instagram.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp