01/06/2023 às 11h09min - Atualizada em 01/06/2023 às 11h09min

Mais da metade das Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte estão entre as melhores do país, revela IGest

Varas do Trabalho de Mossoró são destaque

TRT/21ª Região
Doze Varas do Trabalho da 21ª Região do Rio Grande do Norte alcançaram posições de destaque entre as melhores do país, representando 52,17% das unidades judiciárias de primeira instância do estado. Essa classificação foi divulgada no Índice Nacional de Gestão do Desenvolvimento da Justiça do Trabalho (IGest), referente ao período de abril de 2022 a março de 2023.

O relatório do IGest, disponibilizado pelo sistema e-Gestão e gerenciado pela Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho do TST, mostrou que três Varas do Trabalho se destacaram na 21ª Região e estão entre as 100 melhores do Brasil. A Vara de Currais Novos ficou na 69ª colocação, seguida pela Vara do Trabalho de Assu na 70ª posição, e a 6ª Vara do Trabalho de Natal, que alcançou a 80ª colocação.

Comparado ao período anterior (abril de 2021 a março de 2022), o relatório revela uma melhoria significativa nas posições das Varas do Trabalho. A 6ª Vara do Trabalho de Natal subiu 459 posições, a Vara de Currais Novos melhorou em 678 posições, e o VT de Assu teve um avanço de 550 posições na classificação.

Além dessas unidades judiciárias, também se destacaram no primeiro quarto das melhores do país, de acordo com o IGest, as seguintes Varas do Trabalho: 3ª, 5ª, 13ª, 1ª, 4ª, 10ª e 2ª Varas do Trabalho de Natal, além das VTs de Caicó e da 1ª Vara do Trabalho de Mossoró.

Dentre essas unidades, a 5ª Vara do Trabalho de Natal já figurava entre os 25% melhores do Brasil em 2022 e manteve sua posição, além de ter melhorado em 183 pessoas.

Outras dez unidades judiciárias da 21ª Região estão no segundo quartil do IGest, ou seja, estão entre os 50% melhores do país. São elas: 11ª, 9ª, 7ª, 8ª e 12ª Varas do Trabalho de Natal, além das VTs de Ceará Mirim, Macau, Goianinha, 4ª de Mossoró e 3ª de Mossoró.

Destaca-se a Vara do Trabalho de Ceará Mirim, que avançou 817 posições na classificação, saindo da colocação 1.225 em 2022 para a posição 408 neste ano.

A 2ª Vara do Trabalho de Mossoró foi a única a se posicionar no terceiro quartil do IGest, com um aumento de 88 posições em relação ao ano anterior, saindo da colocação 1.061 para a 973.

O presidente do TRT-RN, desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, afirmou que o resultado positivo foi obtido pelas Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte é resultado da movimentação de diversos setores do tribunal, incluindo a Corregedoria, a Coordenadoria de Pje, a Tecnologia da Informação e a Gestão Estratégica, além dos magistrados, servidores e servidores. O desembargador Medeiros expressou sua satisfação com os resultados e manifestou confiança de que, no próximo IGest, as unidades judiciárias do estado aguardarão ainda mais em destaque.

É importante ressaltar que os resultados positivos não são frutos apenas do trabalho dos profissionais nas Varas do Trabalho, mas também de ferramentas de apoio implantadas pelo TRT-RN. O Painel de Automonitoramento do IGest, desenvolvido pela 21ª Região, utiliza dados do e-Gestão e do PJe para identificar processos trabalhistas que possam impactar o desempenho das unidades judiciárias. Essa ferramenta permite uma gestão interna mais eficiente, identificando erros e elaborando estratégias para a melhoria do desempenho.

Outro projeto que contribuiu para os resultados é o Ubuntu Jus, que reúne servidores da área de PJe do tribunal para o acompanhamento e direcionamento das unidades judiciárias que necessitam de intervenção. Com uma atuação de três meses, o projeto visa melhorar a gestão das Varas do Trabalho, por meio da realização de cursos e oficinas que identificam os pontos a serem aprimorados em cada unidade da 21ª Região.

O IGest, índice utilizado para avaliar o desempenho das varas do trabalho em todo o Brasil, é uma importante ferramenta da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Com base em indicadores como Acervo, Celeridade, Produtividade, Taxa de Congestionamento e Força de Trabalho, o IGest visa contribuir para o aprimoramento da gestão das varas do trabalho em todo o país.

Os resultados positivos alcançados pelas Varas do Trabalho do Rio Grande do Norte refletem o comprometimento e a dedicação de todos os envolvidos na busca pela eficiência na prestação jurisdicional. O TRT-RN continua avançando na busca pelo aprimoramento e eficiência na entrega da justiça, sempre com o objetivo primordial de servir ao cidadão potiguar.

Fonte: TRT/21ª Região

Significado de Quartil
adjetivo masculino e feminino
(Estatística) Qualquer das separatrizes que dividam uma série ordenada de observações em quatro partes, correspondentes a 25, 50 e 75% dessas observações.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp