09/05/2023 às 08h58min - Atualizada em 09/05/2023 às 08h58min

Hospital de Custódia do RN será fechado em até 1 ano

A medida anunciada pela SEAP se alinha à política antimanicomial instituída pelo CNJ

http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/sejuc/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=89238&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=UNIDADES%20PRISIONAIS
A Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamentos (UPCT), conhecida como Hospital de Custódia de Natal, será fechada em até um ano, conforme informações confirmadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) do Rio Grande do Norte.

A decisão segue a tendência nacional de desativar hospitais psiquiátricos e buscar alternativas mais humanizadas e efetivas de tratamento.

O fechamento anunciado pela SEAP está alinhado com as políticas antimanicomiais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, por meio da Resolução nº 487/2023, publicada em fevereiro deste ano.

No Rio Grande do Norte, a UPCT é o único local destinado ao tratamento de custodiados. Atualmente, o Hospital de Custódia abriga 42 pacientes sob custódia, enquanto 70 pacientes aguardam na fila de espera.

A unidade é gerenciada pela SEAP e conta com duas equipes de médicos psiquiatras da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e policiais penais.

A medida é vista como um avanço na política de saúde mental, que visa garantir o direito à saúde e à dignidade humana dos internos, evitando possíveis violações de direitos.

O fechamento do Hospital de Custódia é considerado um passo importante nessa direção, mas ainda é necessário assegurar a implementação de políticas públicas efetivas para o tratamento em saúde mental e a prevenção de novas internações.
 
Resolução nº 487 de 15/02/2023

Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009

Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp