07/03/2023 às 14h14min - Atualizada em 07/03/2023 às 14h14min
Operação combate crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em Canguaretama
Investigação da Polícia Federal, iniciada em 2022, detectou montagem do processo de contratação de empresa para a prestação de serviços de plantonistas no combate a Covid-19,
Policiais federais cumprem mandados em operação que investiga lavagem de dinheiro em Canguaretama (Divulgação/PF) A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (7) a Operação Coração Rompido, destinada a apurar os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e dispensa indevida de licitação na prefeitura de Canguaretama.
A ação é realizada por ocasião de investigação iniciada em 2022, por meio do qual se detectou montagem do processo de contratação de empresa para a prestação de serviços de plantonistas no combate a COVID-19, pela prefeitura de Canguaretama, no montante de R$ 640 mil, com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A investigação comprovou, além da irregularidade na contratação, o pagamento de vantagem indevida ao então prefeito de Canguaretama, o que se deu por intermédio de terceiros.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, por corrupção ativa, corrupção passiva, falsidade ideológica, dispensa indevida de licitação e lavagem de dinheiro e, se condenados, poderão cumprir penas superiores a nove anos de reclusão.
Cerca de 40 policiais federais cumprem dez mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal/RN, nas cidades de Natal, Parnamirim, São Gonçalo e Jucurutu/RN.
Fonte: Polícia Federal