06/03/2023 às 17h40min - Atualizada em 06/03/2023 às 17h40min

​Mossoró terá Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal

Iniciativa, desenvolvida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, será implantada no segundo semestre na Capital do Oeste Potiguar

Metodologia e serviços do Nuavv são apresentados a gestores mossoroenses (Divulgação/MPRN)
O município de Mossoró contará com o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Letal (NUAVV), do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). A expectativa é de que as atividades na unidade instalada na Capital do Oeste Potiguar tenham início no segundo semestre deste ano. Atualmente, somente Natal conta com os serviços ofertados pelo Nuavv.
 
A metodologia e as atividades desenvolvidas pelo núcleo foram apresentadas pelo MPRN, no último dia 2, a integrantes das secretarias da Saúde e da Assistência Social do Município de Mossoró. A reunião ocorreu na sede das Promotorias de Justiça da Comarca. Os representantes ministeriais falaram sobre o processo de trabalho que vem sendo realizado em Natal junto aos familiares que perderam entes queridos em crimes violentos.
 
“O objetivo principal foi apresentar o núcleo e realizar os primeiros contatos com as redes de saúde e de assistência social do município de Mossoró, para conhecer a realidade e planejar parcerias com os órgãos”, contou o coordenador do NUAVV e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caop-Criminal), Vinícius Leão.
 
Além da equipe do núcleo, a reunião contou com o apoio e a participação direta dos promotores de Justiça da Saúde e da Infância e Adolescência de Mossoró, Rodrigo Pessoa e Sasha Amaral, respectivamente.
 
Convênio
 
Desde que foi implementada a iniciativa, em julho de 2022, os serviços eram prestados apenas para Natal. A expansão do atendimento em Mossoró será viabilizada graças a um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
 
A meta inicial é estender o trabalho desempenhado pela unidade piloto para os municípios que compõem a Grande Natal e no início do segundo semestre, interiorizar o trabalho, implementando um núcleo em Mossoró.
 
O público-alvo do projeto são os familiares das vítimas diretas de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte no Rio Grande do Norte.
 
O projeto oferece os serviços psicossociais necessários à superação do luto, mediante a articulação com a rede local. Assim, o trabalho inclui desde o atendimento presencial e remoto (por telefone), até a busca ativa por essas vítimas indiretas e análises de processos judiciais. A equipe multidisciplinar do núcleo também encaminha algumas dessas pessoas para outros tipos de atendimento, seja o atendimento pela rede de saúde, seja o atendimento nos serviços de assistência jurídica gratuita.
 
Com o Nuavv, espera-se gerar a diminuição da hostilidade e melhor acolhimento a estas pessoas, enfrentando um dos problemas que emerge após o crime, que é o processo de vitimização secundária.
 
Contatos
 
O núcleo está vinculado ao Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, tem sede na capital potiguar, na rua Promotor Manoel Alves Pessoa Neto, 97, Candelária. O serviço funciona de 8h às 15h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 14h, nas sextas-feiras. A equipe também pode ser contatada pelo e-mail: [email protected] e pelo telefone/whatsapp: (84) 99972-5351.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp