02/02/2023 às 17h27min - Atualizada em 02/02/2023 às 17h27min

Felipe Guerra: MPRN quer garantia de pré-natal de alto risco às gestantes

Para isso, órgão emitiu recomendação com 16 medidas que visam o acesso ao atendimento pelas gestantes locais

Recomendação quer garantir acesso ao atendimento pré-natal de alto risco em Felipe Guerra (Reprodução)
A Prefeitura de Felipe Guerra deverá garantir o acesso ao atendimento pré-natal de alto risco às gestantes por meio da pactuação com outros municípios, inclusive com a disponibilização do transporte para deslocamento das pacientes. O direcionamento está previsto em recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
 
No documento, o MPRN orienta que a Secretaria de Saúde do município oestano assegure a realização dos exames referentes ao pré-natal através de laboratório próprio ou mediante pactuação. E, de forma contínua, garanta o recebimento dos resultados em tempo hábil para a realização de tratamento.
 
A recomendação do MPRN prevê, ainda, permanência de médico clínico geral e enfermeiros 24h, sete dias da semana, no Hospital Municipal de Felipe Guerra; cumprimento da cobertura de Equipes de Saúde da Família e do quantitativo de agentes comunitários de Saúde (ACS); registros de todas as consultas, exames e procedimentos realizados no prontuário de cada paciente.
 
Recomenda, também, que seja assegurado, ininterruptamente, o acesso da mulher aos medicamentos essenciais do pré-natal (antiácidos, antieméticos, sulfato ferroso, ácido fólico, dimeticona, supositório de glicerina, hioscina, analgésicos, antibióticos, anti-hipertensivos, anticonvulsivantes, vitaminas e cremes vaginais) são outras das 16 medidas integrantes na recomendação ministerial.
 
A iniciativa ministerial partiu da 1ª Promotoria de Justiça de Apodi após serem constatadas inconformidades quanto à assistência materno-infantil em Felipe Guerra. A situação foi apresentada em um relatório após inspeções feitas pelo Central de Apoio Técnico Especializado (Cate/MPRN).
 
Recentemente, ainda de acordo com o MPRN, o município aderiu à Rede Cegonha e, com isso, ao receber recursos provenientes do programa, assumiu o compromisso de seguir as diretrizes nele contidas.



Com informações do Ministério Público do Rio Grande do Norte

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp