18/01/2023 às 17h23min - Atualizada em 18/01/2023 às 17h23min

MPs realizaram 1.410 audiências de custódia em 7 dias

Dados constam em balanço do mutirão realizado entre os dias 11 e 17; do total, 1.067 contaram com a participação do MPF

MPs realizaram 1.410 audiências de custódia em sete dias; 1.067 contaram com a participação do MPF (Divulgação/MPF)
O mutirão realizado pelos ministérios públicos e as justiças Federal e Distrital chegou ao fim e alcançou a marca de 1.410 audiências de custódias com os presos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O balanço foi divulgado hoje (18), pelo Ministério Público Federal (MPF). Os dados foram informados ao Supremo Tribunal Federal (STF), que dará continuidade aos processos.
 
Desse total, 1.067 contaram com a participação de membros do Ministério Público Federal (MPF) e 343 com promotores de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Procuradores e promotores enviaram 1.408 pedidos ao Supremo Tribunal Federal (STF), entre prisões preventivas, liberdade provisória com cautelares e relaxamento de prisão.
 
Trabalhos no MPF
 
O mutirão de trabalhos no MPF teve início na quarta-feira passada (11) e terminou nesta terça-feira (17). As audiências foram realizadas na modalidade virtual e adentraram madrugadas várias vezes. Foram mobilizados 106 procuradores da República e 103 servidores do MPF de todo o Brasil durante os últimos sete dias para auxiliar nos trabalhos.
 
Das prisões em flagrante, os procuradores da República fizeram 1.031 pedidos ao STF, sendo 728 de conversão em prisões preventivas, 289 de liberdade provisória com imposição de medidas cautelares diversas e 14 de relaxamento de prisão.
 
Apesar da complexidade de conduzir dezenas de audiências simultaneamente com profissionais de todo o país, Ministério Público, Justiça e advogados atuaram em parceria para garantir que todos os direitos dos presos fossem observados e a lei cumprida. “Trabalho claramente de muitas mãos”, comentou o coordenador do Gaeco no DF, Caio Vaez.
 
Os processos relacionados aos presos pela participação nos atos antidemocráticos tramitam no STF. Com a finalidade de proporcionar mais celeridade no atendimento aos custodiados, o ministro Alexandre de Moraes delegou, no dia 10 de janeiro, a realização das audiências de custódia dos presos em flagrante a juízes federais e distritais.



Com informações do MPF

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp