26/12/2022 às 12h08min - Atualizada em 26/12/2022 às 12h08min

STJ disponibiliza óculos inteligentes para advogados com deficiência visual

Dispositivo faz leitura instantânea de textos, livros, superfícies, rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro; objetivo é proporcionar inclusão para os advogados com esse tipo de deficiência.

Dispositivo faz leitura instantânea de textos, livros, superfícies, rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro (Divulgação)
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) adquiriu três unidades dos óculos Orcam Myeye 2.0, que possui tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual grave e funciona como uma plataforma portátil com o poder de uma visão artificial. O dispositivo realiza a leitura instantânea de textos, livros, superfícies, rostos, produtos, cores e cédulas de dinheiro. O objetivo da medida é proporcionar inclusão para os advogados com esse tipo de deficiência.
 
A chegada da ferramenta foi comunicada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a iniciativa foi elogiada pelo presidente da entidade, Beto Simonetti.
 
“Saudamos a iniciativa do STJ em proporcionar acessibilidade e cidadania, oportunizando aos profissionais do direito com deficiência a possibilidade de atuação integral junto à Corte. Inclusão já não é mais um diferencial das instituições, mas uma obrigação de todos nós”, disse.
 
Os óculos ainda realizam a leitura de textos na língua portuguesa, inglesa ou espanhola, tem diversas velocidades e possibilita o armazenamento de informação sobre pessoas como um banco de dados. Os equipamentos, já configurados e prontos para uso, estão disponíveis na Biblioteca Ministro Oscar Saraiva e na Seção de Atendimento e Apoio aos Advogados.



Com informações da OAB Nacional

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp