26/12/2022 às 11h35min - Atualizada em 26/12/2022 às 11h35min

Robô garante celeridade em processos no TRT-RN

Denominado de Preá, ferramenta de automação desenvolvida pelo TRT-RS auxilia servidores que atuam com Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV)

Ferramenta de automação utilizada pelo TRT-RN foi desenvolvida pelo TRT-RS (Tag: TRT-RN)
O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) implantou e já utiliza o robô Preá, ferramenta que auxilia servidores que atuam com Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV) no Processo Judicial Eletrônico (PJe) de 2º grau.
 
Com as informações extraídas do Sistema de Gestão Eletrônica de Precatórios (GPrec) e do processo de origem, o robô faz uma pré-autuação para o processamento de Precatórios e RPVs no PJe de 2º grau.
 
Assim, os dados de migração do processo originário para a classe de precatório no PJe são preenchidos, os documentos essenciais são extraídos automaticamente e anexados ao precatório. Essa automatização traz mais celeridade processual.
 
É importante ressaltar que os pagamentos dos precatórios passaram a ser feitos exclusivamente pela Divisão de Precatório do TRT-RN. Para garantir agilidade na liberação de crédito, advogadas e advogados devem apresentar os dados bancários dos beneficiários e contratos de honorários perante o juízo da execução, junto aos respectivos processos de origem.
 
Inovação
 
O robô Preá foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A ferramenta é uma solução de RPA (Robotic Process Automation) que realiza as mesmas ações que seriam praticadas manualmente nas autuações de novos processos no PJe para a tramitação de Precatórios ou RPVs.
 
No TRT-RN, há 68 pedidos de novos precatórios que serão autuados pelo robô Preá no PJe de 2º Grau, coletando os dados que as unidades judiciárias informaram no sistema GPrec e anexando os documentos necessários que constam em cada processo do PJe de 1º Grau. Atualmente, há cerca de 2.400 precatórios em tramitação no tribunal.
 
Novas ferramentas de automação
 
Outras duas ferramentas de automação foram disponibilizadas pelo TRT-RN para magistrados e servidores. O Mais PJe é uma extensão gratuita, utilizada no navegador Mozilla Firefox. Ele permite aos usuários internos gerenciar o ambiente de trabalho no PJe, criar atalhos e automatizar tarefas do dia-a-dia, eliminando as ações repetitivas e aumentando a produtividade. A ferramenta está disponível para download.
 
A outra ferramenta é o Assistente Virtual da Justiça do Trabalho (AVJT), um recurso de acessibilidade para usuários com capacidade motora reduzida, que facilita a operação dos principais sistemas (PJe, consultas, pesquisas, e-mail). A funcionalidade pode ser baixada e está disponível para download.
 
Inicialmente, apenas as unidades judiciais participantes do projeto Ubuntu-Jus (Varas do Trabalho de Assú, de Ceará-Mirim e 7ª Vara do Trabalho de Natal) podem utilizar essas ferramentas de automação, conforme definido pelo Comitê Gestor Regional do PJe.




 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp