08/12/2022 às 10h44min - Atualizada em 08/12/2022 às 10h44min

Gilmar Mendes libera ações que discutem prevalência de acordos trabalhistas

Os casos estavam suspensos nacionalmente desde junho de 2019; de acordo com dados do CNJ, havia pelo menos 50.346 casos suspensos

Ministro do STF, Gilmar Mendes, cancelou a suspensão nacional dos processos relacionados ao tema 1.046 (Divulgação)
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cancelou a suspensão nacional dos processos relacionados ao tema 1.046, que discutem a prevalência do negociado sobre o legislado. Em despacho, o decano explicou que o julgamento de mérito do recurso com repercussão geral já foi analisado pela Corte.
 
Na análise, foi fixada a seguinte tese: "São constitucionais os acordos e as convenções coletivas que, ao considerarem a adequação setorial negociada, pactuam limitações ou afastamentos de direitos trabalhistas, independentemente da explicitação especificada de vantagens compensatórias, desde que respeitados os direitos absolutamente indisponíveis".
 
"Assim, desde o julgamento de mérito, não mais persiste a suspensão nacional dos processos relacionados ao Tema 1.046", disse Gilmar.
 
De acordo com dados do CNJ, havia pelo menos 50.346 casos suspensos.
 
Na ocasião do julgamento, o plenário seguiu o voto do ministro para considerar válido o acordo coletivo entre as partes, uma vez que a jurisprudência do STF tem reconhecido a natureza constitucional de normas coletivas as quais afastam ou limitam direitos trabalhistas. Asseverou Gilmar que, no caso concreto, o acordo pode prevalecer desde que não faça parte de patamar civilizatório mínimo de direitos fundamentais trabalhistas. 
 
 
Com informações do Portal Migalhas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp