01/12/2022 às 10h25min - Atualizada em 01/12/2022 às 10h25min

Acordo entre TRT/RN e Tributação auxiliará na investigação de devedores trabalhistas

A colaboração entre as duas instituições permitirá intercâmbio de conhecimentos estratégicos, fiscalização e controle, com o compartilhamento de tecnologias e informações

Acordo entre TRT/RN e Secretaria de Tributação do Estado auxiliará na investigação de devedores trabalhistas
O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) firmou um acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual de Tributação do Rio Grande do Norte. A parceria impactará diretamente nas atividades de investigação patrimonial dos devedores trabalhistas, na busca de ativos para o pagamento dos débitos. As atividades, na prática, serão iniciadas em 2023, constituindo um elo inédito firmado entre as duas instituições.
 
A colaboração entre as duas instituições permite o intercâmbio de conhecimentos estratégicos, fiscalização e controle, com o compartilhamento de tecnologias e informações, incluindo a permissão de acesso dos magistrados ao faturamento dos contribuintes constantes na base de dados da Secretaria, por meio da quebra do sigilo fiscal.
 
É o primeiro acordo desse tipo feito por um Tribunal Regional do Trabalho no país e levou mais de um ano de entendimento entre as duas instituições públicas.
 
De acordo com a diretora da Divisão de Inteligência do TRT-RN, Priscilla Gatto, essa colaboração torna-se vital “diante da prática comum de ocultação de patrimônio pelos devedores”. Ela lembra que a grande maioria das ordens de bloqueio pelo sistema SISBAJUD tem resultado infrutífero, em razão da insolvência das empresas ou, muitas vezes, em face de manobras fraudulentas.
 
“Atualmente, o patamar de sucesso do SISBAJUD é na ordem de apenas 5%”, revela Jácio Adriano, chefe do Núcleo de Pesquisa Patrimonial.
 
Assim, com a colaboração entre o TRT-RN e a Secretaria de Tributação, as equipes de investigação poderão visualizar o fluxo financeiro e movimento tributário do devedor, evitando a perda de tempo com medidas que não lograrão êxito.
 


Com informações do TRT/21ª Região

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp