30/11/2022 às 10h49min - Atualizada em 30/11/2022 às 10h49min
TSE antecipa em uma semana diplomação de Lula e Alckmin
Cerimônia, que estava marcada para o dia 19 de dezembro, ocorrerá às 14h do próximo dia 12, no plenário do TSE; tribunal não justificou antecipação de data
Nova data para diplomação de chapa eleita foi divulgada pelo TSE nesta terça-feira (29) (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antecipou, em uma semana, a cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin. O evento, que seria realizado no dia 19 de dezembro, ocorrerá no próximo dia 12, às 14h, no plenário do TSE. O tribunal não atribuiu motivo à troca de datas.
A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha do eleito pela maioria das brasileiras e dos brasileiros nas urnas. Durante o evento, que marca o encerramento do processo eleitoral, serão entregues os respectivos diplomas assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.
Com o ato, os candidatos eleitos se habilitam ao exercício do mandato. A entrega dos documentos acontece após o término do pleito, a apuração dos votos e o vencimento dos prazos de questionamento e de processamento do resultado da votação.
Imprensa deve se credenciar para participar do evento
Os veículos interessados em realizar a cobertura da diplomação do presidente e do vice eleitos deverão preencher um formulário específico para ter acesso ao plenário do TSE. O cadastro de profissionais de imprensa teve início ontem (29) e será encerrado às 23h59 do domingo, dia 4 de dezembro.
O evento seguirá as recomendações exigidas pelas autoridades sanitárias para garantir a segurança dos participantes, como o uso de máscara de proteção facial e o distanciamento social.
Com informações do TSE