A Casa da Justiça e Cidadania, localizada no Centro Judiciário Varella Barca, Zona Norte de Natal, recebeu hoje (14), o Posto Avançadoda Justiça do Trabalho. No espaço cedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) funcionará uma Sala de Audiência, Sala de Atermação (ato de ouvir a reclamação do cidadão e transformar a demanda em petição inicial de um processo), Sala de Conciliação e a Ouvidoria da Mulher.
"Com o Posto Avançado do TRT estamos renovando a parceria com a Justiça do Trabalho e ampliando os serviços oferecidos pela Casa da Cidadania. Neste espaço, temos vários profissionais à disposição da população, oferecendo um atendimento de forma digna para os moradores da Zona Norte e de municípios como Ceará-Mirim, São Gonçalo, Macaíba, que, às vezes, não têm como chegar ao TRT, lá em Lagoa Nova. E aqui é mais perto da população", disse a vice-presidente do TJRN potiguar e coordenadora do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN, desembargadora Zeneide Bezerra.
O objetivo do posto é facilitar o andamento de processos trabalhistas onde está instalado, neste caso, na região mais populosa da capital do estado. A unidade deve auxiliar as pessoas residentes na região, para que elas não precisem se deslocar até a zona sul da cidade. Além da Casa da Cidadania, existe um Posto Avançado do TRT no município de Pau dos Ferros.
"A Justiça do Trabalho tem a cara do povo e deve estar próximo dele. A Zona Norte é uma área enorme, que demanda bastante do TRT. Então, nada melhor do que o TRT ficar ainda mais perto do povo. A Casa da Cidadania do TJRN tem uma estrutura muito boa e nos oferecer uma parte dela é um ato amistoso e de verdadeira noção que a Justiça deve, seja qual for sua especialidade, prestar o melhor atendimento. A Justiça tem suas especialidades, mas ela é uma só", disse a presidente do TRT-RN, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro.
O presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros, afirmou que os advogados estão felizes com a ampliação no campo de atuação para a Justiça do Trabalho na Zona Norte de Natal.
“Sabemos o quanto a população daqui precisa dos trabalhos da Justiça. A OAB-RN já possui uma sala no Fórum Varela Barca, mas diante deste novo cenário, irá pleitear um espaço maior para atender melhor os jurisdicionados", disse.
Com informações do TJRN