11/11/2022 às 11h10min - Atualizada em 11/11/2022 às 11h10min
Cejusc-Juizados homologa 1.500 acordos em menos de dois anos
Unidade funciona no Complexo Judiciário de Potilândia e atende acordos extrajudiciais de até 20 salários-mínimos, para partes sem advogados, e até 40 salários-mínimos, para partes representadas por advogados
Segundo TJRN, em menos de dois anos, Cejusc-Juizados homologou 1.500 acordos Em meio a 17ª Semana Nacional de Conciliação, cujo tema é “Menos conflitos, mais recomeços”, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc-Juizados) atingiu a marca de 1.500 acordos pré-processuais homologados em menos de dois anos de funcionamento.
De acordo com a unidade judicial, a marca representa centenas de ações a menos na Justiça potiguar e concretiza o objetivo de fortalecimento e aumento da eficiência do sistema especial. Para a juíza Sulamita Bezerra, coordenadora dos Juizados Especiais, o sucesso das ações é absoluto.
“Chegamos a marca de 1500 processos homologados, o que mostra que há sim a possibilidade de chegar a uma pacificação social sem, necessariamente, procurar a Justiça e dar entrada a um processo judicial”.
Segundo a coordenadora da unidade, Katia Seabra, tal êxito é explicado “devido ao esforço da coordenação dos Juizados em promover os métodos autocompositivos de resolução de conflitos”.
Além disso, a coordenadora ainda explica que, para continuar obtendo resultados, “estão sendo firmados convênios com instituições públicas e privadas, a fim de, como promotor principal de mudança, disseminar a política de pacificação social, prevenção de litígios e redução da excessiva judicialização”.
Sobre o Cejusc-Juizados
O Cejusc-Juizados funciona no Complexo Judiciário de Potilândia atende acordos extrajudiciais de até 20 salários-mínimos, para partes sem advogados, e até 40 salários-mínimos, para partes representadas por advogados, e funciona provisoriamente junto ao no setor de ajuizamento de ações.
Com informações do TJRN