01/11/2022 às 16h30min - Atualizada em 01/11/2022 às 16h30min

OAB classifica bloqueios em rodovias como atos 'inaceitáveis'

Presidente da entidade, Beto Simonetti, emitiu nota na qual condena ações que comprometem o direito de ir e vir em diversos estados brasileiros

Presidente nacional da OAB, Beto Simonetti sobre bloqueio de estradas: 'inaceitáveis'
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, condenou os bloqueios realizados em estradas de diversas unidades da federação por manifestantes que dizem não aceitar o resultado da eleição presidencial. Em nota divulgada na noite de ontem (31), o chefe da entidade classificou os atos como “inaceitáveis”.
 
“Os bloqueios realizados em rodovias de diversas unidades da Federação por pessoas que discordam do resultado das eleições são inaceitáveis, uma vez que a Constituição não admite manifestações que ataquem o Estado Democrático de Direito. O respeito à soberania popular é primado básico da democracia. O direito de ir e vir não pode ser restringido por atos antidemocráticos”, disse.
 
No documento, Beto Simonetti conclamou a sociedade para se unir à OAB em favor da luta pelo fortalecimento da liberdade, e reforçou que a Ordem apoiará as ações em defesa da sociedade e do Estado Democrático de Direito.
 
“A OAB Nacional convoca a sociedade a enaltecer e a fortalecer a liberdade de escolha por meio do respeito ao voto popular e ao resultado das eleições presidenciais. O Brasil viveu no domingo uma celebração popular, com a participação de mais de 120 milhões de eleitores, e reafirmou ao mundo a força de sua democracia e a pujança de seu sistema eleitoral”, ressaltou.
 
O presidente da OAB reforçou, ainda, o compromisso com o Estado Democrático de Direito e com a liberdade de manifestações pacíficas.
 
“Atuaremos para que o resultado das urnas seja respeitado e os eleitos tomem posse em 1º de janeiro, conforme determina a Constituição Federal”, concluiu.


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp