06/10/2022 às 11h23min - Atualizada em 06/10/2022 às 11h23min

Seccionais da OAB no Nordeste repudiam ataques a nordestinos

Nota assinada pelos nove presidentes das seccionais classificam manifestações xenófobas como covardes e inadmissíveis

Nota de repúdio é assinada pelos nove presidentes das seccionais da OAB no Nordeste (Tag: OAB/RN)
Presidentes de todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Nordeste emitiram nota de repúdio coletiva contra manifestações xenófobas aos nordestinos, publicadas após o resultado do primeiro turno das eleições. No documento, os dirigentes dos nove estados da Região classificam os ataques como “inadmissíveis e covardes” e reforçam o compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação.
 
“Os Presidentes de todas as seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos. Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania”, diz um trecho da nota.
 
A reação conjunta dos líderes das OABs do Nordeste é uma resposta, especialmente, às declarações da advogada e vice-presidente da OAB Mulher de Uberlândia (MG), Flávia Moraes. Em vídeo que circula nas redes sociais, ela ataca os nordestinos e afirma que “não vai mais alimentar quem vive de migalhas”. Após repercussão do assunto, a advogada pediu licença do cargo.
 
Em nota, a OAB Uberlândia afirmou que as declarações de Flávia Moraes não refletem o posicionamento da instituição, postura elogiada pelos presidentes das seccionais do Nordeste.
 
“Parabenizamos, ainda, a declaração do presidente da OABMG, Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetradas por advogada vinculada àquela seccional”,  elogia.
 
No documento, os líderes das instituições nordestinas ressaltam, ainda, a importância do Nordeste para o Brasil, segunda região mais populosa do país.
 
“Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens”, conclui a nota.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp