03/10/2022 às 19h04min - Atualizada em 03/10/2022 às 19h04min

Justiça condena Hapvida a pagamento de insalubridade em grau máximo

Decisão é válida para enfermeiros que atuam diretamente com pacientes com Covid-19 e outras doenças contagiosas

Decisão obrigada operadora de saúde a pagar insalubridade em grau máximo a enfermeiros (Crédito: TRT/RN)
A 6ª Vara do Trabalho de Natal (RN) condenou a Hapvida Assistência Médica Ltda. e a Ultra Som Serviços Médicos S.A. a pagarem o adicional de insalubridade em grau máximo (40%) para os enfermeiros que atendem pacientes com Covid-19 e doenças infectocontagiosas.
 
O processo é uma ação civil pública ajuizada pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Rio Grande do Norte. De acordo com a entidade sindical, os enfermeiros recebem o adicional de insalubridade em grau médio, quando fariam jus ao recebimento em grau máximo.
 
A juíza Fátima Christiane Gomes de Oliveira destacou que a Norma Regulamentadora nº 15 (NR15) estabelece a lista de atividades ou operações consideradas insalubres. No seu Anexo 14, é definido que, nas atividades que envolvem agentes biológicos, a insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa, sem levar em conta o tempo de exposição dos profissionais de saúde.
 
“Então, para caracterização da insalubridade em grau máximo, basta que a exposição ao agente biológico seja pela via do paciente em isolamento (…), independente (...) de a exposição ser intermitente”, justificou a juíza.
 
Assim, para a magistrada, por estar de acordo com essa norma, “os enfermeiros que trabalharam nas alas exclusivas para atendimento de pacientes com Covid-19 e os enfermeiros dos setores assistenciais que trabalharam em contato direto com pacientes em isolamento por doenças infectocontagiosas têm direito ao recebimento do adicional de insalubridade em grau máximo”.
 
As decisões da Justiça do Trabalho são passíveis de recursos, de acordo com a legislação vigente.



Com informações do TRT/RN

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp