27/09/2022 às 11h39min - Atualizada em 27/09/2022 às 11h39min

Exposição marca reabertura do Memorial da Justiça do Trabalho

Mostra “30 anos tecendo histórias e construindo memórias” celebra a trajetória da corte trabalhista potiguar. Memorial fechou devido à pandemia de Covid-19

Exposição conta trajetória dos 30 anos do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (Divulgação)
O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN) reabriu, após dois anos fechado devido à pandemia de Covid-19, o Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região. A cerimônia de reabertura aconteceu nesta segunda-feira (26), com a exposição “30 anos tecendo histórias e construindo memórias”, que celebra a trajetória da corte trabalhista potiguar.
 
O Memorial da Justiça do Trabalho da 21ª Região foi criado há 22 anos, em 4 de abril de 2000, pela então presidente do TRT-RN, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro. No dia 28 de abril daquele ano, houve a inauguração oficial da nova unidade do tribunal.
 
Exposição
 
O chefe do Setor de Gestão Documental e Memória do TRT/RN, Emerson Carlos da Silva, lembra que, para o retorno das atividades no memorial, em especial, na exposição, são utilizados diversos recursos como fotos e documentos que retratam a história do tribunal ao longo dos 30 anos de existência.
 
“Estão sendo utilizados recursos iconográficos e textuais para apresentar a trajetória da Justiça do Trabalho no RN, seus antecedentes históricos e suas memórias construídas e preservadas. Também há um cordel com 30 estrofes que homenageia os 30 anos do TRT-RN”, informa.
 
Novamente presidente do TRT-RN, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro celebrou a reabertura do espaço e falou da importância de um espaço que conta a história da Justiça do Trabalho.
 
“O Memorial cresceu e hoje conta com fotos de inúmeros eventos importantes da nossa história. Conta com gente especializada, com competência. É importante que o cerimonial exista e prossiga”, avalia Perpétuo Wanderley.
 
Segurando o livro de visitas que marcou a inauguração do Memorial nos anos 2000, a presidente do TRT-RN relembra que a primeira assinatura é do juiz do trabalho Alvamar Furtado de Mendonça.
 
“Quando lemos esse livro sabemos que 22 anos estão atrás de nós e isso é muito relevante. Para isso serve o memorial, para contar a história, para contar o tempo que passou”, refletiu Perpétuo Wanderley.
 
A exposição ‘30 anos tecendo histórias e construindo memórias” integra a programação da 16ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus, que tem como tema: Independência e Museus – Outras Histórias. Confira a versão virtual da exposição no site da Escola Judicial da 21ª Região.



Com informações do TRT/21ª

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp