19/09/2022 às 12h36min - Atualizada em 19/09/2022 às 12h36min

Estado não terá reforço de tropas federais nas eleições

No entanto, TRE não descarta possibilidade de solicitar ao (TSE) a presença das Forças Armadas caso haja mudança no cenário da segurança no RN

Informação foi confirmada durante reunião para apresentação do esquema de segurança nas eleições (Divulgação/TRE)
O Rio Grande do Norte não contará com reforço das Forças Armadas para as eleições no próximo dia 2 de outubro. A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em reunião com juízes e chefes de cartório das 60 zonas eleitorais do Estado, realizada na sexta-feira (16), para detalhar o esquema de segurança a ser executado no pleito. Segundo a corte eleitoral, o Governo do Estado garantiu que poderá garantir a segurança sem a presença das tropas federais.
 
O presidente do TRE-RN, desembargador Cornélio Alves, afirma estar confiante no esquema montado pelo Governo do Estado. No entanto, enfatiza que não descarta a possibilidade de solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a presença das Forças Armadas no Estado em caso de mudança no cenário da segurança nas eleições.
 
“Acreditamos que o Governo do Estado vai garantir o suporte necessário para que a segurança seja garantida. E caso, até o dia 2 de outubro, se perceba a necessidade de pedir reforço das Forças Armadas, nós poderemos solicitar”, afirma Cornélio Alves.
 
Um total de 90 municípios potiguares contarão com reforço na segurança pública. A solicitação foi feita por juízes de 32 das 60 zonas eleitorais do Estado.
 
“Nós estaremos nesses 90 locais como se fosse o emprego das Forças Armadas lá”, afirmou o comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, coronel Alarico Azevedo.

Inovação
 
Esta foi a terceira reunião organizada pela presidência do TRE-RN, em uma semana, para discutir as ações de segurança junto com o Governo do Estado para o pleito 2022. No encontro, a polícia militar apresentou inovações adotadas para facilitar as operações dos agentes da segurança pública e da Justiça Eleitoral. Entre eles, a criação de um ‘0800’ para conectar os agentes ao Centro de Comando de Controle. Por esse canal, os policiais não precisarão acionar o número 190 para relatar ocorrências relacionadas às eleições.
 
Além disso, servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado e do setor de Tecnologia da Informação do TRE-RN, desenvolveram, em parceria, um aplicativo chamado “Eleições RN”. Nesse app, serão cadastrados nomes, telefones e endereços onde cada agente de segurança vai trabalhar no dia das eleições. De forma que, será possível contatar de forma rápida, o agente que estará em cada um dos 1.496 locais de votação do Estado.
 
“Isso é uma ação pioneira. Nós desenvolvemos uma solução que vai permitir que o comando de controle regional tenha o controle total das eleições e faremos isso através do Portal Ciosp (Centro Integrado de Operações da Segurança Pública), que nos dá o rastreamento de todas as viaturas das polícias militar, civil e das forças de segurança em Mossoró, Natal e região metropolitana”, afirmou o coronel Macedo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp