15/09/2022 às 11h55min - Atualizada em 15/09/2022 às 11h55min
Mossoró: MPRN atende pessoa por serviço remoto de Libras
Sistema permitiu comunicação de cidadão com deficiência auditiva com o promotor de Justiça e demais participantes
Audiência com interpretação em Libras ocorreu esta semana (foto: MPRN) A 18ª Promotoria de Justiça de Mossoró realizou atendimento inovador e inclusivo a uma pessoa com deficiência auditiva, em audiência quarta-feira (14). A estrutura facilitou acesso de cidadão aos serviços do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
Para isso, foi montado esquema na Promotoria de Justiça, com computadores equipados com câmeras e microfones, para que uma empresa especializada em tradução para Libras mediasse a comunicação.
Dessa forma, foi possível que a pessoa com deficiência auditiva pudesse conversar sem entraves com o promotor de Justiça e os demais participantes da audiência.
“Oferecer esse tipo de serviço é um marco para a garantia do acesso à cidadania. E o MPRN, enquanto instituição que zela por esse princípio, demonstrou hoje que é possível implementar esforços para acolher todas as pessoas sem nenhum tipo de restrição”, explicou o promotor de Justiça Hermínio Souza Perez Júnior.
Habilitação
O caso específico tratou do direito de um jovem com deficiência auditiva ter o acompanhamento de um intérprete de Libras durante as fases de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Com a facilidade de comunicação proporcionada pelo MPRN durante a audiência, foi possível solucionar o problema de forma consensual com os representantes do Detran-RN que participaram da audiência. E, como resultado da conversa, também foram apontados encaminhamentos para que o problema não volte a se repetir com outras pessoas.
Além do promotor de Justiça Hermínio Souza, participou também da audiência a promotora de Justiça de defesa da pessoa com deficiência de Natal, Rebecca Monte Nunes Bezerra.