09/09/2022 às 10h58min - Atualizada em 09/09/2022 às 10h58min
Semana Nacional da Execução Trabalhista começa no dia 19
Evento tem como meta solucionar processos em fase execução, que já tiveram o crédito reconhecido, mas ainda não satisfeito voluntariamente pelo devedor
Campanha mobilizará TRT/21 entre os dias 19 e 23 de setembro (Tag/TRT21) O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21) se prepara para a edição 2022 da Semana Nacional da Execução Trabalhista, que será realizada entre os dias 19 e 23 de setembro. O evento tem como principal meta solucionar processos em fase execução, que já tiveram o crédito reconhecido, mas ainda não satisfeito voluntariamente pelo devedor.
A edição deste ano traz como identidade visual referências à Copa do Mundo de futebol, que será realizada em novembro/dezembro deste ano, no Qatar, e terá como slogan “Na cara do gol - vire o jogo e finalize seu processo”.
O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região está mobilizado para solucionar o maior número de processos em execução no período, por meio da inclusão de processos em pauta de conciliação nas Varas do Trabalho e Cejusc de 1º e 2º grau. Além disso, haverá mutirão de ferramentas eletrônicas (SISBAJUD, RENAJUD, INFOJUD, CNIB e outras), promoção de maratona de investigação patrimonial pela DNIT e leilão unificado pela CAEX.
De acordo com a juíza Maria Rita Manzarra, gestora regional da Execução no TRT21, a expectativa é superar a quantidade de processos executados assim como o volume de recursos gerados.
“A ideia é que este ano superemos o volume de recursos movimentados no ano anterior. Além das iniciativas advindas dos gestores das unidades, as partes e advogados poderão procurar as Varas, presencialmente ou pelos canais virtuais, e pedir a inclusão do seu processo em pauta de conciliação. Será um esforço concentrado e todos nós estaremos imbuídos do espírito de solucionar de forma efetiva esses processos em fase de execução, que aguardam há algum tempo uma solução definitiva”, informa.
Grandes devedores
A magistrada destaca ainda que este ano a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) colocou à disposição das Varas do Trabalho a ferramenta “power bi”, dispositivo que identifica os 100 maiores devedores no sistema do tribunal.
“O dispositivo informa se estes (devedores) têm conta judicial no TRT com processos ativos e arquivados, dados que podem ser filtrados pela unidade jurisdicional, permitindo que cada uma constate, com relação a esse devedor, se existe processo em tramitação, se está ativo ou arquivado, e, diante desse diagnóstico, verificar se pelo volume de recursos, vale a pena, com relação a esse devedor, traçar alguma estratégia específica de atuação na Semana de Execução”, exemplifica.
Com informações do TRT/21ª Região