17/08/2022 às 20h00min - Atualizada em 17/08/2022 às 20h00min
OAB/RN instaura processos para apurar condutas de advogados
Eles são acusados de colaborar com presos integrantes de facções criminosas
OAB no Rio Grande do Norte: embaraço com prisão de advogados (foto: Divulgação) Em nota oficial, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) se manifestou sobre operação da Secretaria de Administração Penitenciária que investiga práticas suspeitas de advogados em tentativa de fuga de detentos da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, no Complexo de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
A operação, ontem (17), identificou e frustrou um plano de fuga de presos da unidade prisional. Um dos detentos que planejava a ação recebeu mensagem de um dos advogados envolvidos na Operação Carteiras do Ministério Público, segundo fontes oficiais. Além dele, outros cinco responderão a sindicância e devem ter as penas aumentadas. Os nomes são mantidos em sigilo.
Na nota, a OAB/RN diz estar acompanhando, desde o começo do ano, as operações realizadas contra advogados investigados por intermediar a comunicação com detentos nos presídios estaduais.
“A OAB/RN zela pelas prerrogativas da advocacia, mas não compactua com nenhum envolvimento com atividades ilegais, que vão contra o Código de Ética da Advocacia e a Constituição Federal. A Ordem instaurou processos éticos-disciplinares para apurar as condutas”, conclui a nota.