15/08/2022 às 10h16min - Atualizada em 15/08/2022 às 10h16min

Quadrilhas usam ofícios falsos do TRF5 para aplicar golpes

Tribunal alerta que não envia cartas, correspondências ou qualquer outro tipo de comunicado com cobrança de taxas ou pagamentos prévios relacionados a processos

TRF5 alerta população sobre uso do nome da corte para aplicação de golpe dos precatórios (Tag: TRF5)
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) emitiu alerta à população sobre a aplicação de golpes com o uso do nome da corte para supostos pagamentos de precatórios. De acordo com o tribunal, a estratégia fraudulenta consiste em notificar as vítimas sobre possíveis ações indenizatórias ou sentenças favoráveis a elas. A quadrilha entra em contato com credores e beneficiários, por meio de mensagens e/ou correspondências assinadas por escritórios de advocacia, associações ou até mesmo por meio de ofícios falsos do TRF5
 
Nos comunicados, a vítima é orientada a contatar os golpistas, por meio de um número de telefone ou por aplicativo de mensagens, para agilizar ou antecipar a liberação de proventos de aposentadoria, por exemplo. Durante o contato, é solicitado que realize depósitos de custas ou taxas processuais, para posterior levantamento do dinheiro.
 
Orientações 
 
A Diretoria de Precatórios do TRF5 esclarece a credores e beneficiários que a corte não envia cartas, correspondências ou qualquer outro tipo de comunicado com cobrança de taxas ou pagamentos prévios relacionados a processos que tramitam na Justiça Federal da 5ª Região (JF5).
 
Orienta, ainda, que não é possível antecipar a liberação de precatórios mediante pagamento. O TRF5 re4ssalta que é preciso estar atento a contatos de supostas empresas ou terceiros que solicitem a efetivação de depósitos para liberação ou agilização processual junto à JF5.
 
Ainda segundo o tribunal, em caso de dúvida, é importante entrar em contato direto com advogados e representantes legais para esclarecimentos sobre processos ou pagamentos de precatórios.  
 
O TRF5 conta, ainda, com o Portal Precatórios, o qual dispõe de uma área “Avisos”, com informações atualizadas sobre previsões de pagamento de Precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs), além de disponibilizar, na mesma página, os contatos oficiais do setor responsável da Corte.



Com informações do TRF5

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp