05/08/2022 às 10h46min - Atualizada em 05/08/2022 às 10h46min

TRE-RN celebra 90 anos da Justiça Eleitoral Potiguar

Comemoração acontecerá na próxima terça-feira, na sede da Corte Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) irá celebrar os 90 anos da Justiça Eleitoral Potiguar, na próxima terça-feira (09), com uma sessão solene no Plenário Miguel Seabra Fagundes, que será transmitida no canal do YouTube do TRE-RN.
 
O evento, que será conduzido pelo presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa, contará com a primeira apresentação do Coral da instituição. Entre as músicas que serão executadas está o hino em comemoração aos 90 anos da Justiça Eleitoral do RN, composto pelo servidor Renato Vilar. A juíza Welma Maria Ferreira de Menezes cantará o hino nacional. Na programação também consta a apresentação de um vídeo institucional.
 
Todos os servidores são convidados a participar das comemorações.
 
90 anos
 
O Regional Potiguar está realizando, ao longo deste ano, uma série de ações para comemorar esta importante data. Entre as já realizadas estão abertura oficial das comemorações em sessão plenária da Corte, poesia em homenagem aos 90 anos, cordéis evidenciando o pioneirismo da mulher potiguar na política, campanha solidária de doação de sangue, entre outras.
 
Memória
 
A Justiça Eleitoral foi instituída pelo Decreto nº 21.076 de 24 de fevereiro de 1932 (arts. 5º a 29). Em 05 de agosto do mesmo ano, na rua da Conceição nº 622 (atual Instituto Histórico e Geográfico/RN) tinha lugar a primeira sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte.
 
Em 10 de novembro de 1937 Getúlio Vargas extingue a Justiça Eleitoral (CF/1937, quando não elencou entre os órgãos do Poder Judiciário, o Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais Eleitorais).
 
Em 28 de maio de 1945 a Justiça Eleitoral foi reinstalada no Brasil. No Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional Eleitoral foi reinstalado em 12 de junho de 1945.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp