01/08/2022 às 14h30min - Atualizada em 01/08/2022 às 14h30min

Justiça ordena que gestores garantam tratamento a criança no RN

Menino, morador de Tangará, é portador de doenças neurológicas

Decisão do TJRN obriga Estado e Município a garantirem tratamento a menino portador de doenças neurológicas (Divulgação)
A Justiça estadual determinou que o Estado do Rio Grande do Norte e o município de Tangará garantam tratamento a uma criança acometida por doenças neurológicas. A decisão, por unanimidade, é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que deu provimento ao recurso de apelação, ao modificar a sentença proferida pela Vara Única da comarca de Tangará e julgar procedente o pedido feito pela defesa do garoto.
 
O menino é portador de epilepsia de difícil controle, demência, esquizofrenia, síndrome da apneia obstrutiva do sono grave e tem mobilidade reduzida. De acordo com a decisão, tanto o Estado do Rio Grande do Norte quanto o Município de Tangará devem fornecer para o tratamento de saúde, aparelho CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) com pressão média de 7cm H2O e máscara nasal, conforme prescrição médica.

O caso
 
A defesa do paciente, menor de idade e representado judicialmente pela sua mãe, interpôs apelação cível contra sentença da Vara Única da comarca de Tangará. A ação foi promovida contra o Estado e o Município de Tangará e foi julgada improcedente. Nela, foi pedido o fornecimento de CPAP (Continuous Positive Airway Pressure) com pressão média de 7cm H2O e máscara nasal, e revogou uma liminar anteriormente concedida.
 
No recurso, a defesa da criança ressaltou que, enquanto direitos fundamentais, a vida, a saúde e a dignidade da pessoa humana devem ser garantidos pelo Poder Público, conforme dispõe a Constituição Federal, bem como da Lei nº 8.080/90. Destacou, ainda que, em se tratando de adolescente, o Estatuto da Criança e do Adolescente assegura o atendimento médico com prioridade.

A defesa alegou, também, que o direito à vida exige prestações positivas e não se submete à "reserva do possível", podendo o Poder Judiciário determinar, ainda que em bases excepcionais, sejam aquelas implementadas pelos órgãos estatais inadimplentes. Defendeu que, em casos análogos, os tribunais do país firmaram o entendimento de que é dever do Estado assegurar aos cidadãos carentes de recursos financeiros o tratamento buscado, haja vista que nenhum bem jurídico merece maior proteção que a vida.
 
Primazia do bem da vida
 
Para o relator do recurso, desembargador Amílcar Maia, negar a proteção requerida nos autos, omitindo-se em garantir o direito fundamental à saúde, viola o dever constitucional garantido na Constituição Federal, e nas leis citadas e atenta contra a vida e a dignidade da pessoa. O magistrado lembrou ainda que, segundo a Carta Magna, o direito à saúde não pode ser relativizado, diante da primazia do bem da vida nela garantido, principalmente aos declaradamente necessitados e sem condições de provê-lo. O magistrado de 2° grau registrou ainda que o CPAP está presente nos atos normativos do SUS.
 
“Neste diapasão, entendo que a sentença recorrida merece reforma, sendo inconteste o direito do paciente de receber o equipamento necessário ao tratamento da patologia de que é portador”, finalizou.


Com informações do TJRN

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp