15/07/2022 às 09h56min - Atualizada em 15/07/2022 às 09h56min

Cejusc Mossoró ganha nova turma de mediadores e conciliadores

Curso realizado pelo Nupemec formou 30 alunos, três instrutores e um juiz formador, que atuarão nos processos conciliatórios

A capacitação formou uma turma de 30 alunos, três instrutores e um juiz formador (Crédito: TJRN)
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Mossoró contará com novos mediadores e conciliadores. É que o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) promoveu, durante toda essa semana, no Fórum Desembargador Silveira Martins, em Mossoró, o XV Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais. A capacitação formou uma turma de 30 alunos, três instrutores e um juiz formador.
 
A ideia é consolidar a política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos mecanismos consensuais de solução de litígios. O curso foi realizado na modalidade presencial, com público-alvo de servidores, estagiários de conciliação e de pós-graduação que participaram do módulo teórico, com carga horária de 40 horas-aula.
 
Além disso, o curso conta com estágio auto supervisionado de 60 horas com vistas a atender às recomendações do Conselho Nacional de Justiça na Resolução 125/2010 e Emendas 01/2013 e 02/2016; e da Resolução nº 6 da Escola Nacional de Formação de Magistrados – ENFAM, de 21 de novembro de 2016.
 
Casos reais
 
Uma vez aprovados na etapa teórica do curso, os alunos desempenharão as funções de mediador/conciliador e deverão inscrever-se no ConciliaJud. Após essa etapa, estarão aptos a iniciar a etapa prática do curso, com 60 horas de estágio auto supervisionado, apresentação de relatórios e formulários exigidos pelo Nupemec. O estágio prático é realizado através de de casos reais.
 
A instrutora do curso e coordenadora administrativa do Nupemec, Myrna Petrovich, explica que o XV Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais faz parte do planejamento de cursos do Núcleo para o ano de 2022. Ela lembra que essa é a terceira turma do curso, e ressalta a importância de a capacitação acontecer em Mossoró.
 
“É fundamental para garantir a qualidade do serviço prestado pelo Cejusc. Outra coisa a se destacar é que Mossoró está formando um instrutor local em mediação e conciliação judicial. Assim, a partir de agora, Mossoró vai contar com este instrutor, já que é uma cidade polo, importante na região e que, tendo um instrutor, ele vai poder capacitar os servidores, estagiários e colaboradores da região”, destacou.
 
A coordenadora enfatiza, ainda, o papel decisivo da capacitação dos profissionais na qualidade do serviço prestado à sociedade. “Isso é muito positivo para o desenvolvimento da política consensual e para, cada vez mais, aprimorar a atenção que é dada ao jurisdicionado, uma atenção e qualidade voltada a conciliá-los”, finalizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp