11/07/2022 às 13h19min - Atualizada em 11/07/2022 às 13h19min

Casos de Covid-19 nos presídios aumentaram 98% em junho

Dados do CNJ apontam que foram contabilizados 722 novos registros da doença, sendo 158 entre pessoas presas e 564 entre funcionários

Dados do CNJ apontam que foram contabilizados 722 novos registros da doença no mês de junho (Crédito: Luiz Silveira/CNJ)
O sistema prisional brasileiro registrou aumento de 98% no número de novos casos de Covid-19 no mês de junho. Dados do monitoramento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que foram contabilizados 722 novos registros da doença, sendo 158 entre pessoas presas e 564 entre funcionários. O total é mais que o dobro dos 364 casos reportados no mês anterior. Um servidor morreu.
 
A alta de casos ocorre mesmo com diminuição nas testagens informadas: foram registrados 313 testes no período, 85% a menos que em maio. A diferença entre o número de casos e de testes pode ter ocorrido por subnotificação de testes, exames realizados fora das unidades ou ainda por conta da diferença metodológica na apuração e consolidação desses dados.
 
No sistema socioeducativo, que não registra novas mortes por Covid-19 desde março, o número de casos no último mês teve um aumento de 8%, contabilizando 364 infecções entre adolescentes e funcionários. Houve também diminuição do registro de testes aplicados: foram informados 367 no mês, 90% a menos que maio.
 
Em junho, a cobertura vacinal, ou seja, de pessoas presas e servidores que receberam pelo menos até a segunda dose ou dose única, chegou a 83,8% no sistema prisional. No socioeducativo, esse índice subiu para 85,5% entre adolescentes e funcionários. Vale ressaltar que nos dois sistemas o cálculo populacional pode estar defasado em relação ao cenário atual.
 
O monitoramento dos casos, óbitos e do avanço da vacinação é realizado pelo CNJ desde junho de 2020. O trabalho tem o apoio técnico do programa Fazendo Justiça, que conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e apoio do Departamento Penitenciário Nacional para incidir em desafios no campo da privação de liberdade.



Com informações do CNJ

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp