21/06/2022 às 11h11min - Atualizada em 21/06/2022 às 11h11min

Associação Juízes para Democracia debaterá Educação em Direitos Humanos

Juristas e professor abordarão endoculturação e escolarização, quarta-feira (22), às 19h, no canal da AJD

A definição de educação como endoculturação e escolarização será tema do programa Educação em Direitos Humanos: um Projeto Educacional para o Brasil, quarta-feira (22), às 19h, ao vivo, no canal da Associação Juízes para Democracia (AJD) no YouTube https://youtu.be/WIOcGttj8j0.

A live abordará o caráter histórico, político e cultural da prática social educativa e apresentará as matrizes da educação moderna a partir da relação entre economia e escola. Mostrará ainda modelos hegemônicos da educação como privilégio na formação econômica e política do Brasil.

Também destacará a educação como direito e o direito à educação, a partir da Constituição Federal de 1988, além de descrever os dois projetos de sociedade em disputa no Brasil e os dois contraditórios projetos educacionais deles decorrentes, na perspectiva da relação entre educação e direitos humanos.

Participarão do programa o professor Cesar Nunes, docente titular de filosofia e educação na Faculdade de Educação da Unicamp, mestre, doutor e livre-docente em Educação pela mesma universidade. É considerado como um dos mais destacados palestrantes em Educação do Brasil.

Também participará a juíza federal em Florianópolis (SC) Claudia Maria Dadico, doutora em Ciências Criminais pela PUCRS, conselheira da Associação Juízes para a Democracia (AJD), autora do livro "Crimes de Ódio-Diálogos entre a Filosofia Política e o Direito".

O programa contará ainda com a juíza de Direito aposentada Dora Martins, especialista em Direitos Humanos, membra da AJD e do Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente (IBDCRia), e o juiz de Direito José Henrique Torres, membro da AJD e do INPPDH Formador e formador de formadores da ENFAM, doutorando da Unicamp.

A Associação Juízes para a Democracia é uma Organização não governamental brasileira, com sede em São Paulo. Entre as causas defendidas pela Associação, estão as cotas raciais nos concursos para juiz e mudanças nos critérios para promoção de juízes e na escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp