07/06/2022 às 16h39min - Atualizada em 07/06/2022 às 16h39min
Tribunais no RN firmam parceria contra desinformação
Desembargador reiterou compromisso em reunião no TSE, em Brasília, ontem
Imagens do desembargador Gilson Barbosa em reunião em Brasília, ontem, no Tribunal Superior Eleitoral O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) estão unidos contra a propagação de notícias falsas, especialmente no período eleitoral. O compromisso foi reiterado pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador Gilson Barbosa, em reunião com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, e representantes dos demais Regionais Eleitorais do país, ontem (6), em Brasília (DF).
Segundo o desembargador, TJRN e TRE-RN constituíram comitê regional de combate à desinformação, com atuação de servidores de diversos setores. A parceria foi firmada entre os departamentos de Comunicação dos dois Tribunais. A ideia é que o TJRN, através de suas redes sociais, divulgue informações corretas e serviços sobre as eleições de 2022.
"O combate à desinformação é um dos compromissos do TRE-RN, com o fim de enfatizar a missão da Justiça Eleitoral em assegurar a democracia brasileira. Estamos tomando medidas práticas e enfáticas nesse sentido”, afirma Gilson Barbosa, ao acrescentar que o TRE-RN está sempre aberto ao diálogo e à cooperação com todos os regionais e com o TSE, de forma a tornar maior, mais sólida e respeitada a Justiça Eleitoral.
A secretária de Comunicação Social do TJRN, jornalista Andreia Ramos, diz que enfrentar as fake news, inverdades disseminadas por diversos canais, deve ser uma preocupação da sociedade brasileira, em todos os níveis. “Para o Poder Judiciário estadual, por meio de sua Comunicação, é salutar participar deste trabalho, apoiando a Justiça Eleitoral, verdadeira ação de promoção da divulgação de fatos, notícias e informações verdadeiras e quem ganha com isso é o cidadão, o eleitor e o país”, frisa a jornalista.
“Por isso, desde a primeira hora, concordamos em participar de uma ação tão nobre, democrática e pedagógica”, complementa a secretária. Andreia Ramos acrescenta que, semanalmente, as redes sociais do TJRN replicarão postagens sobre o programa Fato ou Boato, que atestam a veracidade de conteúdos e estimula a consulta, por parte dos usuários, da autenticidade de mensagens por meio da divulgação de informações checadas.
“O cidadão pode ser um parceiro no combate à desinformação acompanhando e divulgando as publicações das redes sociais do TRE-RN e TJRN”, acrescenta a secretária.
União de esforços
Na abertura da reunião, em Brasília, com os presidentes dos tribunais, o presidente Edson Fachin agradeceu o trabalho de todos e destacou a importância do diálogo: “Esse intercâmbio de informações e a atuação coordenada de todos os tribunais eleitorais do país são fundamentais para a condução eficaz do processo eleitoral e, igualmente, para a defesa das nossas instituições democráticas, nesse período turbulento de nossa história” disse.
Segundo ele, para um país com dimensões continentais, em que cada região guarda suas especificidades, a organização das eleições é um desafio em si mesmo. “Mas, estamos seguros de que a Justiça Eleitoral brasileira está preparada para garantir a paz e para assegurar o resultado vindo das urnas, respeitando-se a soberania popular”, disse.