24/05/2022 às 11h25min - Atualizada em 24/05/2022 às 17h50min

Palavras Projetos Editoriais lança “O Reciclador de Palavras”, de Barbara Parente

Obra conta a história de um catador de recicláveis que descobre a magia dos livros; Lançamento será na Livraria NoveSete, dia 28 de maio, com oficina artística de materiais recicláveis

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Um retirante cearense, que encontra na reciclagem o sustento para a família deixada no sertão, descobre nos livros um novo sentido para a vida. Em síntese esta é a premissa que rege o livro “O Reciclador de Palavras”, a mais nova publicação da Palavras Projetos Editoriais, escrito por Barbara Parente, com arte gráfica de Carla Chagas.

A obra, que é voltada para crianças a partir de 8 anos, busca mostrar a potencialidade da leitura e da literatura, além de expor os encontros com a diferença e a invisibilidade dos catadores. “Acredito que a arte, de forma geral, tem o poder de salvar vidas e nos elevar. E a literatura, quando apresentada ainda na infância, cria leitores que irão buscar nos livros algo mais que estudo obrigatório. A leitura ajuda a criança a construir vínculos desde cedo, a se comunicar melhor, a se tornar mais rica interiormente e compreender a condição humana. A leitura ensina a ser cidadão e auxilia na construção do pensamento”, comenta a autora.

Vasculhando o lixo, o retirante Luiz encontra livros que lhe servem não apenas para reavivar o gosto pela leitura como para ensinar crianças em situação de rua a ler e se encantar também com a literatura. De acordo com a autora, a obra possui uma correlação com a história de sua família: “durante a escrita, resolvi criar uma ponte entre o catador e a história do meu pai, que saiu do sertão de Pernambuco em busca de uma condição melhor numa cidade grande e enfrentou sozinho muitos desafios. O Reciclador de Palavras é uma história de personagem, de busca, de superação de obstáculos”, explica.

Evento de Lançamento – Vale ressaltar que a obra será lançada com um evento especial no dia 28 de maio, às 15h, na Livraria NoveSete - uma das únicas dedicada exclusivamente à literatura infantil e infantojuvenil em São Paulo. Além da presença da autora, que conversará com o público e autografará a obra, o evento terá uma oficina de arte com materiais recicláveis, realizada pela assistente social Lucia Moreira, que trabalha há 12 anos com atividades artesanais para crianças e adolescentes.

Barbara Cabral Parente - Nasceu na cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1979 e cresceu em uma vila para famílias dos funcionários da usina nuclear de Angra dos Reis, onde seu pai trabalhava como segurança. Cursou Letras e, desde 2011, atua como revisora de textos, sendo O Reciclador de Palavras seu segundo livro.

Carla Chagas - Designer recifense, que já diagramou outras duas obras da Palavras Projetos Editoriais lançadas em 2022: Quimera e Pelos Olhos de Minha Mãe.

Serviço
Título: O Reciclador de Palavras
Autora: Barbara Parente
Arte gráfica: Carla Chagas
ISBN: 978-65-88629-86-4
Publicação: Palavras Projetos Editoriais
Preço de capa: R$ 32,00
Mais informações em https://www.palavraseducacao.com.br/recicladordepalavras

Lançamento do livro O Reciclador de Palavras
Data do evento: 28 de maio (sábado)
Horário: Das 15h às 18h
Local: Livraria NoveSete (R. França Pinto, 97 - Vila Mariana, São Paulo - SP)

Palavras Projetos Editoriais
Site: www.palavraseducacao.com.br
Informações: [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp