19/05/2022 às 14h05min - Atualizada em 23/05/2022 às 00h01min

“Infundadas Certezas” estreia na Pinacoteca de São Bernardo do Campo com obras dos artistas Aline Moreno e Marc do Nascimento

Em cartaz até julho, exposição questiona a relação das pessoas com o espaço urbano; público poderá contar com visitas mediadas e conversas com os artistas

SALA DA NOTÍCIA Néliane Catarina Simioni
Divulgação
Entre os dias 21 de maio a 22 de julho, estará em cartaz na Pinacoteca de Bernardo do Campo a exposição “Infundadas Certezas”. A mostra apresenta 18 trabalhos dos artistas contemporâneos Aline Moreno e Marc do Nascimento, com curadoria de Marina Frúgoli e produção de Líria Cultural.

As obras da mostra questionam a relação das pessoas com a paisagem do espaço urbano e revelam o embate entre racionalidade, controle e acaso, um reflexo da produção de Aline e Marc, que usam materiais utilizados pela construção civil nas grandes cidades para criar possibilidades de experimentação.


A expressão “Infundadas Certezas” foi escolhida por artistas e curadora para deixar em evidência a falta de controle humano sobre as transformações dos materiais usados na mostra. “O título remete a uma ideia de vontade da própria matéria, como o aparecimento de uma rachadura ou de uma ferrugem, por exemplo. As transformações ocorrem independente do desejo das pessoas sobre esses materiais. Assim, nossas certezas não são assim tão sólidas”, explica a curadora Marina Frúgoli.

Os artistas trazem para a exposição elementos do cotidiano urbano, como uma madeira curvada, um metal corroído e um concreto rachado. No trabalho de Marc, a matéria já processada surge em processo de deterioração, enquanto na pesquisa de Aline a pedra em estado bruto é um elemento fundamental – a artista dialoga com as tentativas de inserir esse material em formas geométricas pré-estabelecidas pela racionalidade humana.

De acordo com a curadora, os trabalhos ganham novos sentidos ao serem inseridos no espaço expositivo “Os trabalhos criados propiciam uma relação com o público que não é apenas visual, mas também sensorial. Mesmo sem tocá-la, ao ver a matéria em seu estado aparentemente bruto, é possível sentir seu peso, temperatura e textura", diz.

A mostra é gratuita e aberta a todos. No dia 24 de maio, às 10h, ocorrerá uma conversa entre os artistas, a curadora e o público. “O encontro será um espaço de trocas que visa ampliar as possibilidades de diálogo entre as obras da exposição e os visitantes”, comenta Marina.

Além de expandir a rota de artes no estado de São Paulo, o projeto Infundadas Certezas apoia a ampliação do acesso aos bens culturais e a promoção de debates sobre arte contemporânea. Ao final da exposição, três obras serão doadas para o acervo permanente da Pinacoteca de São Bernardo do Campo.
 


Visitas mediadas e conversa com artistas
A Pinacoteca de São Bernardo Campo irá realizar visitas mediadas nas seguintes terças-feiras:
- 07/06, com a presença do artista Marc do Nascimento;
- 21/06, com a presença da artista Aline Moreno;
- 05/07, com a curadora Marina Frúgoli.

Sobre os artistas:
Aline Moreno nasceu em Campinas, São Paulo, em 1992, e vive e trabalha em São Paulo. Graduou-se em Artes Visuais pela ECA-USP em 2017 e atualmente faz mestrado em Poéticas Visuais na mesma instituição. Sua produção recente está inserida na discussão em torno da tradução e interpretação da natureza através da linguagem, a paisagem em diálogo com a história de sua representação e, inevitavelmente, com a tradição da pintura. As obras exploram o aspecto pictórico dos próprios materiais, como madeira, cimento e pedra, e sua construção volumétrica, próxima a de um relevo, situando-se entre o bi e o tridimensional.

Marc do Nascimento nasceu em São Paulo, em 1990. Artista visual que vive e trabalha em São Paulo. Graduou-se em Arquitetura e urbanismo pela FAU-USP em 2017 e atualmente cursa um Mestrado em artes plásticas na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Em suas pinturas, esculturas e instalações, utiliza materiais, técnicas e conceitos frequentemente encontrados em espaços arquitetônicos e urbanos. Sua pesquisa é focada na impermanência e desorientação do sujeito presentes na dinâmica das grandes metrópoles.

SERVIÇO

Mostra Infundadas Certezas
Período: 21/05 a 22/07
Data de Abertura: 21/05, sábado, às 15h;
Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo (R. Kara, 105 - Jardim do Mar – São Bernardo do Campo);
Rede Social: https://www.instagram.com/pinacotecasbc/
Visitação Pinacoteca
Terça a sexta-feira:
Manhã: das 9h às 11h, com permanência até às 12h;
Tarde: das 14h às 16h, com permanência até às 17h.

Conversa com os artistas e curadora: 24/05, terça-feira, às 10h.
Visita acompanhada do artista Marc do Nascimento: 07/6, terça-feira, às 10h.
Visita acompanhada da artista Aline Moreno: 21/6, terça-feira, às 15h.
Visita acompanhada da curadora Marina Frúgoli: 05/7, terça-feira, às 15h.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp