19/05/2022 às 18h41min - Atualizada em 20/05/2022 às 00h01min

Grátis: cineclube de Vila Velha debate maternidade e trabalho

O filme exibido é Como Nossos Pais, e traz como convidada Carolina Pitol

SALA DA NOTÍCIA Julia Ourique
Cine Por Elas
Andressa Freitas
 

O mês de maio une a luta dos trabalhadores enquanto também comemora a maternidade. Mas como a sociedade brasileira trata esses dois assuntos atualmente? Esta é a pergunta que guia o novo encontro do Cine Por Elas, que acontece no dia 30 de maio (segunda-feira), às 19h, em Vila Velha. Com o tema “O Trabalho da Mulher”, o filme discutido será “Como Nossos Pais”, de Laís Bodanzky, e contará com a participação de Carolina Pitol, empresária, ativista e mãe. Ficou interessada no debate? A entrada é livre!


No filme "Como nossos pais", a personagem Rosa é uma mulher que almeja a perfeição como profissional, mãe, filha, esposa e amante. Filha de intelectuais e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela se vê pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja engajada, moderna e onipresente. É a partir de uma visão feminista que o debate pretende fazer ligação das protagonistas do filme com as mulheres reais. A empresária Carolina Pitol guia a conversa ao contar sua experiência em duplas, ou triplas jornadas, do trabalho invisível das mães e a imposição de trabalhos de cuidados às mulheres, entre outros assuntos.

Com 40 vagas disponíveis, a sessão visa atrair todes, mulheres cis LGBTQIA+ e homens, maiores de 18 anos. Nesse mês o cineclube Cine Por Elas ainda contará com as resenhas, feitas por Mara Coradello, dos livros, "Manual da Faxineira", de  Lucia Berlin, e "O Ponto Zero da Revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista", de Silvia Federici, na coluna "Leia com Elas", como conteúdo extra no Instagram @cineporelas. O projeto é realizado com recurso da Funcultura e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, via Edital 08/20.

O Coletivo Cine por Elas, responsável pelo encontro, é um instrumento de auto-organização das mulheres para a articulação da luta contra a violência à mulher, contra o machismo como um todo e contra a exploração de mulheres cis ou trans. Fundado em dezembro de 2020, durante o pico da pandemia, o grupo realizou sessões on-line de debate sobre gênero, sobre quebra de estereótipos e muitos outros temas relacionados ao movimento feminista. Outro projeto criado pelo coletivo foi o “Segue o Fluxo”, que aborda a temática da dignidade menstrual e distribui bio absorventes ecológicos para camadas mais pobres da população.

 

Fazem parte do Cine Por Elas: Fabíola Mozine (coordenadora); Carolina Pitol (mobilizadora); Laura Paste (Base Psicologia); Marcella Féres (Curadoria Pedagógica); Mara Coradello e Talita Franceschini (Curadoria Literária); Andie Freitas (Curadoria Cinema); Livia Pegneau e Talita Franceschini (Blog); Pedro Mansur (técnico audiovisual). 

 

Serviço

Cine Por Elas - O Trabalho da Mulher

Data: 30/05/2022 (segunda-feira)

Horário: 19h

Entrada livre - Capacidade: 40 lugares

Local: Cineclube Cine Por Elas

Endereço: Rua Anhanguera, nº 16 - Cristóvão Colombo - Vila Velha (ES)

Classificação etária: 18 anos

 

Acompanhe o Cine Por Elas

 

Instagram: https://www.instagram.com/cineporelas/

YouTube: https://www.youtube.com/c/CinePorElas/videos

Site: https://cineporelas.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp