17/05/2022 às 15h30min - Atualizada em 20/05/2022 às 00h01min

Festival Rocky Spirit começa 12ª edição com seleção de documentários sobre esportes ao ar livre e estilo de vida outdoor

A edição 2022 do tradicional festival vai exibir, a partir dos dias 27 e 28 de agosto, produções nacionais e internacionais presencialmente e on-line, sempre de graça

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
O Festival de Filmes Outdoor Rocky Spirit agrega o melhor de dois mundos (cinema e esporte) ao trazer documentários sobre vida ao ar livre, esportes e meio ambiente. Tudo exibido gratuitamente, em dois formatos: presencialmente, em um telão de 150m instalado no gramado de um parque em São Paulo, na segunda quinzena de agosto (dias 27 e 28); e virtualmente, com os filmes disponibilizados ao longo de um mês para serem assistidos on-line.

Os filmes são selecionados em parte no Mountainfilm Festival, nos Estados Unidos, mais respeitado festival de cinema dedicado a essa temática do mundo, e em parte entre as inscrições recebidas diretamente pelo Festival Rocky Spirit, por meio da plataforma Film Freeway. Toda a curadoria é brasileira, feita pela Rocky Mountain Sports Content, que realiza o evento.

O festival já é uma tradição que faz parte da agenda cultural e esportiva de São Paulo. Em 2022, chega à 12ª edição com a grande expectativa do retorno ao presencial. "A experiência de assistir aos filmes sob as estrelas, sentado do parque, cercado de amigos e apaixonados por esportes, é marca registrada do Rocky Spirit, e que o torna um evento realmente único", diz Andrea Estevam, diretora do festival. "Durante a pandemia, tivemos que nos adaptar e realizamos uma edição em drive-in e uma exibição com público reduzido na ciclovia do Rio Pinheiros, além de lançarmos e aprimorarmos o festival digital. Mas estamos com muita saudade de voltar ao Rocky Spirit presencial, e acredito que o público também."

As inscrições para processo de seleção estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 18 de julho. O Rocky Spirit recebe documentários de até 45 minutos pela plataforma especializada FilmFreeway. Filmes de qualquer país podem participar. Todas as informações e regras podem ser acessadas no site https://rockyspirit.com.br/

A expectativa dos organizadores é amplificar o alcance das edições on-line de 2021, quando o Rocky Spirit Virtual foi assistido por 40 mil pessoas, em 335 cidades brasileiras.

Além de inspirar o público a buscar uma vida mais saudável e conectada com a natureza, o Rocky Spirit investe no apoio aos cineastas. Por isso, promove um festival competitivo com escolhas do público e de um júri especializado. O Melhor Filme Nacional na Escolha do Júri recebe premiação em dinheiro.

Na votação do público, em 2021, os melhores filmes nacionais e internacionais foram "Rio de Olhares Únicos", de Rafael Duarte, que pode ser assistido no canal de streaming Now, e "You And The Thing That You Love", de Nicholas Maher, disponível on-line. Pela escolha  do júri, ganharam "É Capixaba", de Gustavo Marcolini (Melhor filme nacional); e novamente "Rio de Olhares Únicos", de Rafael Duarte (categoria Retina nacional); "A Trilha da Vida", de Emanuel Silveira (Inspiração Nacional); "Action Directe", de Zachary Barr e Josh Lowell (Melhor filme internacional); "Arves en Ciel", de Antoine Mesnage (Retina Internacional); "You And The Thing That You Love", de Nicholas Maher (Inspiração internacional); "Pedal Through", de Analise Cleopatra e Aly Nicklas (Mulheres da Direção).
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp