12/05/2022 às 18h58min - Atualizada em 12/05/2022 às 18h58min

Liga faz campanha para dobrar atendimentos contra câncer

Objetivo é equipar a sala do novo acelerador linear da entidade filantrópica

Acelerador linear da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer: alcance regional (foto: LMECC)
A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) iniciou coleta de doações para equipar a sala do novo acelerador linear, da marca da Varian, recentemente adquirido. Quando funcionar, aumentará a oferta de radioterapia de 80 para 160 pacientes com câncer por dia.

Acelerador linear utiliza raios x de alta energia aplicados sobre o tumor, a fim de destruir células cancerígenas. Com a tecnologia, preserva o máximo de tecidos saudáveis ao redor. É o mais usado para tratamentos de radiação de feixe externo para limitar efeitos colaterais.

O diretor médico e radioterapeuta da LMECC, Geison Freire, confirma a capacidade do novo acelerador linear de dobrar os atendimentos. Para isso, segundo ele, a sala que o abrigará precisa de melhorias físicas.

 
“O espaço necessita de reforma e melhorias no piso, bem como aquisição de alguns móveis”, informa. Freire acrescenta que as doações podem ser feitas via conta bancária do Banco do Brasil, número 45858-9, agência 4687-6, e também pelo pix [email protected]

Importância

A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer oferece radioterapia em sua Unidade Hospitalar I. O serviço evita o deslocamento de pacientes de Mossoró e região para cidades maiores, como Natal e Fortaleza. A entidade, sem fins lucrativos, atende cerca de 64 municípios.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp