10/05/2022 às 19h17min - Atualizada em 10/05/2022 às 19h17min
TRF5 celebra Dia da Memória do Poder Judiciário
Data faz alusão ao dia da criação da Casa de Suplicação do Brasil, em 1808, por Dom João VI
TRF5 registra data histórica para o judiciário brasileiro (foto: Divulgação) Hoje, 10 de maio, é comemorado o Dia da Memória do Poder Judiciário. Instituída por meio da Resolução nº 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a data faz alusão ao dia da criação da Casa de Suplicação do Brasil, em 1808, por Dom João VI.
A celebração pretende dar maior visibilidade à memória da Justiça brasileira e à importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico, além de contribuir para consolidar a história institucional do Poder Judiciário.
Para comemorar o dia, museus, arquivos, memoriais ou bibliotecas de diversos órgãos do Poder Judiciário promovem o resgate e a divulgação de sua história, mediante a realização de mostras, exposições, visitas guiadas, encontros, palestras, seminários, entre outros eventos.
Segundo o presidente da Comissão de Memória da Justiça Federal da 5ª Região, desembargador federal Rogério Fialho, a preservação da memória institucional da Justiça brasileira é de extrema importância, não apenas como rememoração de fatos passados, mas sobretudo para extrair daqueles fatos lições para o futuro. Para Fialho, “a história da Justiça Federal na 5ª Região é construída a cada dia, por cada um de nós que nela trabalha e por aqueles que nela atuam, sendo um patrimônio de extrema riqueza cultural”.
Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5