02/05/2022 às 14h38min - Atualizada em 04/05/2022 às 00h01min

Em uma sociedade que cobra perfeição, método ajuda mulheres a encontrarem o equilíbrio

No mês das mães, Fernanda Gazal, especialista em consultoria de imagem e idealizadora do método Superself, separa 5 dicas que podem te ajudar a encontrar equilíbrio, clareza e autoconfiança

SALA DA NOTÍCIA Danielle Rangel Campos Salgado
https://www.facebook.com/dcamposassessoria
Cassia Both
A sobrecarga emocional imposta pela cultura à mulher e um ideal de perfeição que precisa ser superado. Dar conta de todas as demandas externas que põe a mulher no lugar de sexo frágil, ou impedindo muitas vezes a competitividade com os homens, assim como também ter que dar conta de muitas funções que ainda lhe são atribuídas, gera uma sobrecarga emocional e um ideal de perfeição em todas as áreas de suas vidas que não é saudável.
A mulher não precisa apenas mostrar-se competente no que faz para ser reconhecida, ela ainda precisa lidar com questões da sua autoimagem, autoestima e autoconceito.
A empresária e idealizadora do método Superself, Fernanda Gazal, ressalta que a cobrança que a mulher impõe a si mesma de ser perfeita em todos os momentos da sua vida, de fazer tudo de forma impecável e ter o controle sobre todas as coisas não traz benefício. Esse pensamento utópico de superar todas essas barreiras e construir uma autoestima solida é um desafio que leva a mulher muitas vezes ao adoecimento e desequilíbrio.
Com o Superself, a empresária curitibana, residente na Austrália, Fernanda Gazal vem impactando a vida de milhares de mulheres ao redor do mundo. São histórias de superação real, de mães que criaram seus filhos sozinhas e conseguiram encontrar seu caminho de sucesso tanto na vida pessoal como profissional. Mulheres que experimentaram períodos de depressão, falta de dinheiro e dificuldade de se identificar em seu lugar na sociedade. “Dentro desse projeto, eu mergulho de cabeça e vivencio a realidade de mulheres que têm o desejo de ser mãe, mas possuem medo, pois não sabem como vão conciliar a maternidade com as demais áreas de sua vida. Vejo muitas mulheres que começam a pensar demais, principalmente no que elas vão ter que abrir mão, diante da maternidade, e qual será o momento ideal para ter um filho. Acredito que o momento nunca vai ser o ideal. Sempre estaremos em fases diferentes da nossa vida, que vão exigir muito da nossa atenção em particularidades específicas”, enfatiza Fernanda.
“Conseguir administrar a própria individualidade, e equilibrar-se em todos os papeis, de forma segura, sem gerar para si adoecimento é um exercício que exige paciência e suporte de profissionais”, destaca Gazal, especialista em consultoria de imagem e comunicação.
Se você é mulher e vem enfrentando dificuldades para conciliar sua individualidade e o mercado de trabalho, anotem essas 5 dicas da Fernanda Gazal que podem te ajudar a encontrar mais leveza, clareza e autoconfiança:
#1 – Foque em desenvolver sua comunicação
Tanto de forma falada como escrita, comunicar-se de forma assertiva, sabendo ouvir e também colocar suas necessidades de forma clara e objetiva, permitirá você a ser melhor compreendida, criar conexão com o outro e superar barreiras e se sentir menos solitária nos seus desafios
#2 – Chega de se cobrar tanto!
Por mais que exista uma cobrança externa para que você tenha alta performance, cobrar de você perfeição, além de ser algo inatingível e frustrante, apenas aumentará seu nível de estresse e diminuirá sua produtividade. Portanto: permita-se encarar as situações com mais leveza e bom humor. 
#3 – Ouça os sinais do seu corpo 
O autoconhecimento vai te levar a compreender melhor os seus limites e pedir ajuda quando preciso. Muitas vezes assumimos pesos e responsabilidades extras simplesmente por não saber dizer não ou inclusive por achar que vamos “dar conta de mais uma coisinha”. Sua saúde precisa vir primeiro, não só a física, mas a emocional também. Está tudo bem delegar atividades ou inclusive adiar ou recusar projetos e tarefas que não são prioridade no momento. Mas, mais uma vez, peça ajuda, o fardo pode ser mais leve ;) 
#4 – Inteligência emocional
Aprender a lidar com suas emoções, entendendo o que realmente está sentindo, quais são seus reais desejos, objetivos, desafios e as vulnerabilidades que você precisa superar, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Isso vai te dar um norte mais claro sobre como melhor lidar com as situações, relacionamentos e imprevistos do dia a dia.
#5 – Fortaleça sua autoestima 
Não importa qual a sua história e quais os desafios você enfrentou até aqui, entenda que você tem características, dons e qualidades especiais que são só suas e são seu grande diferencial. Reconheça suas conquistas e superações, tenha compaixão consigo mesma e se perdoe rápido.
Não estamos aqui para viver sozinhas, tem profissionais e ambientes incríveis que podem te preparar, impulsionar e guiar na direção ou área que quer desenvolver. Só siga em frente, um passinho de cada vez, se permita novos começos e novas possibilidades. A vida pode até não ser fácil, mas pode ser muito mais leve.
SOBRE FERNANDA GAZAL
Empresária, administradora e especialista em consultoria de imagem, marketing de moda e comunicação. Mora em Sydney, na Austrália, país onde está desde 2016 e fundou a empresa The Evolve Company. Tem como propósito auxiliar mulheres a conquistarem seus sonhos, descobrirem suas identidades e propósitos e assumirem o controle de suas vidas através de seu estilo, imagem pessoal, mindset, postura e pela forma de se comunicar.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp